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Título: Ensino e aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo: uma análise sobre o chatgpt como instrumento pedagógico nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Maia, Marília Soares Carreiro
Palavras-chave: Prática pedagógica
Inteligência artificial
ChatGPT
Texto dissertativo-argumentativo
Data do documento: 29-Mai-2025
Resumo: O texto dissertativo-argumentativo consiste na defesa de ideias, por meio de argumentos, explicações fundamentadas e posicionamentos. Nesse viés, investigou-se como o ChatGPT pode funcionar, como instrumento pedagógico auxiliar, no ensino e na aprendizagem textual. A questão de pesquisa é: de que forma o ChatGPT contribui para a aprendizagem crítica e sociocomunicativa da produção do texto dissertativo-argumentativo? Dessa forma, o objetivo desta monografia é: analisar o uso do ChatGPT na aprendizagem crítica e sociocomunicativa de produção de textos dissertativos-argumentativos. Mais especificamente, os objetivos são: 1) analisar a contribuição de um contexto de produção de textos dissertativo-argumentativos no desenvolvimento do aluno crítico e sociocomunicativo; 2) descrever a Inteligência Artificial como ferramenta colaborativa para as práticas pedagógicas inovadoras; 3) investigar possíveis contribuições do ChatGPT como instrumento pedagógico para a inovação das práticas pedagógicas, em aulas para a produção de texto dissertativo-argumentativo. O estudo está ancorado em um aparato teórico que compreende a leitura e a escrita como práticas sociais e dialógicas, com base em autores como Antunes (2003), Coroa, Garcez e Corrêa (2016) e Guedes (2009), cujas contribuições fundamentam a abordagem crítica da linguagem, a mediação docente e a construção da autoria na produção textual. Na investigação dessa ferramenta em aulas de língua portuguesa, adotou-se um método de pesquisa com dois procedimentos: análise documental e pesquisa-ação, em uma turma de 3ª série do ensino médio da Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC/UEPB/Campus IV), pelo projeto de extensão (EDITAL 001/2024/PROEX/UEPB) Oficinas de dissertação para o ENEM: um caminho de leitura crítico-social e re(escrita). Durante a pesquisa, o processo de produção de texto sucedeu em meio a embates e desafios próprios do contexto. Para além de estudos de leitura e escrita, o processo também contemplou atividades sistemáticas da gramática normativa em linguagem formal. As conclusões desta pesquisa indicam que a inteligência artificial pode contribuir para a aprendizagem textual, ao sugerir ideias com base nos comandos solicitados, auxiliando os estudantes na organização das informações e no desenvolvimento de habilidades argumentativas.
Descrição: MAIA, Marília Soares Carreiro. Ensino e aprendizagem do texto dissertativo-argumentativo: uma análise sobre o chatgpt como instrumento pedagógico nas aulas de língua portuguesa. 2025. 103f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Humanas e Agrárias, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34028
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