Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3405
Título: Prevenção de afogamentos: aulas de natação o campo propício para aplicar as medidas preventivas e de sobrevivência aquática, minimizando os possíveis danos causados por este acidente
Autor(es): Silva, Paulo Wescley da
Palavras-chave: Natação
Técnica de natação
Afogamento
Treinamento desportivo
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: Buscou-se avaliar neste estudo o nível de informação e qualificação dos profissionais e/ou alunos de educação física que ministram aulas de natação, em relação aos temas prevenção de afogamentos e sobrevivência aquática nos clubes e academias de Campina Grande-PB. Estudo realizado através de uma pesquisa descritiva, com amostra constituída de 25 (vinte cinco) indivíduos, (36%) n=9 alunos do curso de educação física e (64%) n=16 profissionais de educação física. Os indivíduos entrevistados responderam a perguntas em seus locais de trabalho. Para analise estatística foi utilizado o programa Excel 2007. Quanto ao tempo a frente das turmas a maioria (32%) possuem menos de 1 ano, enquanto a minoria de (4%) possui 11 anos. 68% dos indivíduos receberam informações sobre prevenção de afogamento, 84% transmitem tais informações, 52% tem a preocupação em transmitir técnicas de sobrevivência aquática e 60% receberam instruções de salvamento aquático. Apesar do número considerável de indivíduos que: receberam informações sobre prevenção, que ministram tais informações, que fazem uso de técnicas de sobrevivência e que receberam instruções de salvamento aquático. Tais resultados não se refletem em qualidade, pois apenas seis (6) medidas preventivas de um universo de vinte e uma (21) foram encontradas como resposta e que em números absolutos a quantidade informada por cada indivíduo é no máximo (3). Desta forma concluímos que os profissionais e estudantes de educação física que ministram aulas de natação em Campina Grande-PB, não estão preparados para trabalhar a prevenção de afogamentos e a sobrevivência aquática como instrumentos didáticos nas aulas de natação.
Descrição: SILVA, P. W. da. Prevenção de afogamentos: aulas de natação o campo propício para aplicar as medidas preventivas e de sobrevivência aquática, minimizando os possíveis danos causados por este acidente. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3405
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Paulo Wescley da Silva.pdfPaulo Wescley da Silva2.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.