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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34074
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Fernandes, Denilson Soares | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-25T18:54:10Z | - |
dc.date.available | 2025-06-25T18:54:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34074 | - |
dc.description | FERNANDES, Denilson Soares. A ascensão da onda reacionária e neoconservadora brasileira: uma breve análise do Movimento Escola sem Partido e a ameaça para o ensino de história. 2025. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é fruto da pesquisa desenvolvida por mim, vinculada ao Programa de Iniciação Cientifica de Voluntária - PIVIC-UEPB/CNPq, (cota 2023/2024). Criado em 2004, pelo advogado Miguel Nagib, o “Movimento Escola sem Partido” representa setores que se opõem-se a concepções de direitos a grupos subalternizados da sociedade. Em um país extremamente conservador como o nosso, esse cenário de pequenas vitórias aciona um alarme a grupos hegemônicos: o masculino, branco, cristão e heteronormativo. Desse modo, o Movimento se auto declara representante de pais e estudantes que se contestam uma suposta contaminação político e ideológica no ambiente escolar, praticada por militantes disfarçados de educadores. Esse discurso propõe um espaço neutro e de proteção contra influências partidárias em sala de aula. Nos últimos anos, ganha força, principalmente durante o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff em 2016, em um quadro de extrema instabilidade política e acirramento do neoliberalismo. Desta maneira, através da pesquisa e revisão bibliográfica, de autores como: (FRIGOTTO,2019), (SILVA,2002), (BROWN,2019), (MOURA,2016), (GARCIA,2022), dentre outros, procuro compreender como esse Movimento representa uma ameaça para a educação, especificamente o ensino de História. As conclusões dessa pesquisa, suscitaram que esse cenário reflete um contexto de guerras culturais pela permanência de privilégios da classe dominante, como também busca ramificar seus interesses no campo educacional, através de uma ótica que despreza um ensino crítico, plural e democrático. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Mariângela de Vasconcelos Nunes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Escola sem Partido (ESP) | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Neoconservadorismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.title | A ascensão da onda reacionária e neoconservadora brasileira: uma breve análise do Movimento Escola sem Partido e a ameaça para o ensino de história | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Denilson Soares Fernandes | TCC - Denilson Soares Fernandes | 1.05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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