Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34077
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Rogiane Suellen de Souza-
dc.date.accessioned2025-06-26T12:22:48Z-
dc.date.available2025-06-26T12:22:48Z-
dc.date.issued2025-06-06-
dc.identifier.otherCDD 372.35-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34077-
dc.descriptionSILVA, Rogiane Suellen de Souza. Professores de Química no Ensino Fundamental: os desafios de ensinar ciências. 2025. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEm atenção a necessidade de refletir acerca da presença de professores de Química em salas de aula de Ciências no Ensino Fundamental, propomos esse estudo objetivando analisar os impactos da formação inicial de licenciados e licenciandos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual da Paraíba na atuação docente no Ensino Fundamental. Para a produção de dados, desenvolvemos um questionário composto por 14 questões, sendo 10 questões subjetivas e 4 objetivas. Responderam a este questionário 36 professores e licenciandos em Química que obtiveram ou obtém sua formação inicial na Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, bem como atuaram ou atuam em salas de aula de Ciências no Ensino Fundamental. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados alcançados evidenciaram que entre os desafios vivenciados por estes profissionais no Ensino Fundamental está a falta de domínio em conteúdos didáticos ligados as Ciências Biológicas, adaptação as mudanças trazidas pela Base Nacional e dificuldades na infraestrutura e na gestão escolar. Ademais, foi possível reconhecer entre os participantes um desejo de que os cursos de formação de professores de Química incluam em suas grades curriculares disciplinas de Biologia básica, além de discussões acerca da interdisciplinaridade. Concluímos que os desafios observados exigem mudanças não apenas na formação inicial e continuada de professores de Química, como também resolução das problemáticas relativas à infraestrutura escolar e esclarecimentos quanto às diretrizes curriculares em vigor.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Francisco Ferreira Dantas Filhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLicenciatura em químicapt_BR
dc.titleProfessores de química no ensino fundamental: os desafios de ensinar ciênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rogiane Suellen de Sousa Silva.pdfTCC - Rogiane Suellen de Sousa Silva507.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito1.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.