Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34093
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Jéssica Carolayne Dantas | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T10:51:01Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T10:51:01Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34093 | - |
dc.description | FERNANDES, Jéssica Carolayne Dantas. Os desafios do Ensino de Língua Portuguesa no sistema remoto: um relato de experiência. 2024. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem o objetivo de analisar os desafios enfrentados no ensino de Língua Portuguesa durante a implementação, por dois anos, do sistema remoto na educação. As discussões serão através de um relado de experiência vivenciado em uma turma de ensino fundamental II, de uma escola pública municipal. A metodologia utilizada para tornar possível os estudos foram métodos qualitativos, à luz de discussões teóricas de autores como Arruda (2020), Barros (2008), Felizola (2011), Moran (2008), entre outros. A partir das discussões promovidas no decorrer desse trabalho, foi compreendido que os principais desafios identificados estavam relacionados à ausência de infraestrutura adequada, tanto para o educador, quanto para o aluno, como acesso à internet de qualidade e dispositivos eletrônicos; a dificuldade em manter a motivação, o engajamento dos alunos, a adaptação do conteúdo e métodos de ensino para o formato online. Diante disso, fica claro que o cenário pandêmico foi um período de problemáticas para todas as instâncias sociais, algumas delas se arrastando até os dias atuais. Com relação ao ensino de Língua Portuguesa, observa-se ainda a presença bem intensa desses desafios que foram desencadeados no período como a busca pela facilidade sempre, o desestímulo pela leitura e o rápido acesso ao conteúdo vinculado à internet, restando ao profissional se adaptar constantemente e vencer desafios que só pioraram após a pandemia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Maria Karoliny Lima de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Desafios | pt_BR |
dc.title | Os desafios do ensino de língua portuguesa no sistema remoto: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jéssica Carolayne Dantas Fernandes | PDF - Jéssica Carolayne Dantas Fernandes | 222.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de depósito | PDF - Termo de depósito | 233.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.