Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34098
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBernardo, Valmir Gilvan Souza-
dc.date.accessioned2025-06-27T13:23:40Z-
dc.date.available2025-06-27T13:23:40Z-
dc.date.issued2025-06-02-
dc.identifier.otherCDD 510.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34098-
dc.descriptionBERNARDO, Valmir Gilvan Souza. Tecnologias digitais na formação inicial do professor de matemática: uma análise bibliométrica da produção acadêmica (2014 – 2024). 2025. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.pt_BR
dc.description.abstractAs Tecnologias Digitais (TD) desempenham um papel importante na formação inicial de professores de Matemática, fornecendo ferramentas que transformam tanto os processos de ensino. Nesse contexto, é fundamental que os cursos de licenciatura em Matemática e seus futuros docentes compreendam o papel que as TD e a mídia exercem na sociedade. Assim, este estudo tem como objetivo geral analisar a produção acadêmica sobre o uso das Tecnologias Digitais na formação de docentes de Matemática, por meio de um levantamento bibliométrico, a fim de compreender a evolução das pesquisas na área e suas principais contribuições. Para tanto, foi realizada uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), considerando dissertações e teses que abordam a temática das TD na formação inicial docente. Após a leitura dos resumos, foram selecionados 12 trabalhos para análise, tendo em vista os objetivos e critérios de inclusão do estudo. Encontrou-se 116 trabalhos, sendo que 97 trabalhos foram excluídos por não atenderem a esses critérios, sendo que 7 deles apresentavam duplicidade. Os resultados indicam que a utilização das TD na formação inicial de professores de Matemática configura-se como uma abordagem inovadora e promissora, especialmente por favorecer práticas pedagógicas participativas, ativas e interativas. A integração planejada das TDs ao ensino de Matemática contribui para tornar a aprendizagem mais dinâmica e acessível. Assim, conclui-se que a inserção das TD na formação inicial docente representa um caminho promissor para o fortalecimento de práticas pedagógicas que favoreçam a participação ativa dos estudantes nas atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem mais acolhedor, dinâmico e motivador — no qual os alunos se sintam à vontade para se envolverem sem medo ou vergonha.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dra. Fabíola da Cruz Martinspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.titleTecnologias digitais na formação inicial do professor de matemática: uma análise bibliométrica da produção acadêmica (2014 – 2024)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de autorização de depósito.pdfTermo de Depósito213.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tcc (versão final).pdfTCC - Valmir Gilvan Souza Bernardo756.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.