Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/340
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoelho, Raquel Souza-
dc.date.accessioned2012-10-01T12:37:42Z-
dc.date.available2012-10-01T12:37:42Z-
dc.date.issued2012-10-01-
dc.identifier.otherCDD 155.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/340-
dc.descriptionCOELHO, R. S. Juventude e projetos de futuro: identidades construídas por estudantes do ensino médio de Campina Grande – PB. 2012. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho analisamos as identidades construídas em relatos de estudantes de escolas públicas da cidade de Campina Grande sobre seus projetos de futuro. Entendemos as identidades não como algo fixo, constante e determinado, mas, sim como um processo construído sócio-historicamente. Objetivamos pensar as identidades dos jovens a partir dos relatos destes sobre o que é ser jovem e sobre os seus planos para o amanhã; tivemos como objetivo também pensar as políticas publicas para a juventude, a partir da visão que os próprios jovens têm da participação do governo em suas vidas. Sendo assim, entrevistamos estudantes do último ano das duas maiores Escolas Públicas de Ensino Médio da cidade de Campina Grande. Seguimos um roteiro de entrevista semi-estruturada e foram entrevistados alunos de ambos os sexos e com idades entre 18 e 19 anos. As entrevistas foram submetidas à Análise de Conteúdo de acordo com o Método Hermenêutico-Dialético, proposto por Minayo (1994). Identificamos algumas concepções dos jovens sobre a fase da vida que estão vivendo. A juventude aparece como fase de preparação para o futuro, como diversão, estado de espírito, responsabilidade. Também analisamos os planos dos jovens para o futuro e com isso pudemos refletir sobre as identidades destes. As “personagens” de estudante, trabalhador, pai/mãe, marido/esposa configuram as identidades construídas nos relatos pela maior parte dos jovens. Observamos como o individualismo permeia as identidades construídas pelos estudantes e como a juventude é valorizada nesses relatos. Percebemos também a importância dada ao estudo, ao trabalho e a família, que surgiram como centrais nos planos dos jovens. A juventude, por vezes, é concebida como fase de preparação para o exercício dessas atividades.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thelma Maria Grisi Velôsopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPsicologia individualpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleJuventude e projetos de futuro: identidades construídas por estudantes do ensino médio de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Souza Coelho.pdfRaquel Souza Coelho537.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.