Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34102
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos Júnior, Ronildo Lima dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T13:39:15Z | - |
dc.date.available | 2025-06-27T13:39:15Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-26 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 004 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34102 | - |
dc.description | SANTOS JÚNIOR, Ronildo Lima dos. Desafios e impactos da utilização de ia na geração e revisão de conteúdo acadêmico 2025. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A crescente integração da inteligência artificial (IA) no contexto universitário tem reconfigurado a elaboração e revisão de trabalhos acadêmicos. Com o proeminente uso de modelos de linguagem generativa na produção científica, emergem tensões entre as novas possibilidades tecnológicas e a necessidade de manter a originalidade, o rigor argumentativo e os princípios éticos da pesquisa. Este cenário suscita indagações sobre como a IA afeta as práticas de escrita e a integridade do conhecimento produzido no ensino superior. Adotando uma abordagem qualitativa baseada em revisão sistemática da literatura, utilizando os repositórios Google Scholar, Scopus, Semantic Scholar e Web of Science, e com foco em palavras-chave centrais como "Inteligência Artificial", "Chat GPT", "Educação Superior"e "Integridade Acadêmica", este estudo mapeia as formas como a IA tem sido incorporada às práticas acadêmicas. A investigação identifica oportunidades e riscos associados a essa transformação, buscando compreender o impacto dessas ferramentas na qualidade e autenticidade da produção intelectual. Como reflexão final, a pesquisa destaca que, embora a IA proporcione transformações positivas nas práticas educacionais, ela impõe desafios significativos à integridade acadêmica. A facilidade de acesso à informação e o uso de ferramentas de redação automática elevam os riscos de plágio e questionam a autenticidade dos trabalhos, demandando melhorias em sistemas de detecção e uma reavaliação das práticas de avaliação. Conclui-se pela necessidade de uma abordagem ética e equilibrada para a adoção da IA, visando fomentar o pensamento crítico e a responsabilidade autoral no ensino superior. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Mikaelle Oliveira Santos Gomes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Inteligência Artificial | pt_BR |
dc.subject | Produção Acadêmica | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Integridade Acadêmica | pt_BR |
dc.title | DESAFIOS E IMPACTOS DA UTILIZAÇÃO DE IA NA GERAÇÃO E REVISÃO DE CONTEÚDO ACADÊMICO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
termo_deposito_assinado.pdf | Termo de Depósito | 212.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
tcc_Ronildo_Lima.pdf | TCC - Ronildo Lima dos Santos Júnior | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.