Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCavalcanti, Mayra da Silva-
dc.date.accessioned2025-06-30T11:50:09Z-
dc.date.available2025-06-30T11:50:09Z-
dc.date.issued2025-06-03-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34116-
dc.descriptionCAVALCANTI, Mayra da Silva. Práticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídio. 2025. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática com foco nas práticas sociais de leitura do gênero reportagem, voltada à conscientização e contribuições para minimizar o feminicídio. A intervenção foi realizada em duas turmas, uma de ensino regular em Araruna-PB, e a outra foi aplicada no ensino de EJA (ciclo V) em Guarabira-PB, com o objetivo de promover a leitura crítica, a reflexão social e o engajamento dos estudantes frente à violência contra a mulher, através de leituras e atividades interpretativas. Para tanto, lançamos mão dos pressupostos teóricos Barbosa (2023), Koch (2013), Oliveira (2012), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), (Vergna, 2020), Bronckart, (2012), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho é dada por uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), com intervenção didático-pedagógica pautada no esquema de sequência didática sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta articulou a leitura à análise linguística, buscando desenvolver competências de letramento, criticidade e cidadania. Constatamos que os resultados do público feminino se apresentaram um maior envolvimento e porcentagem maiores em resultados aos níveis de proximidade que foram analisados, em contraste com o público masculino. Sendo assim, os níveis de letramento dos alunos estão relacionados à garantia de futuridade social, cidadania e contextos sociais que implicam nas formas e envolvimentos dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Jackson Cícero França Barbosapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectReportagempt_BR
dc.subjectFeminicídiopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.titlePráticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayra da Silva CavalcantiTCC - Mayra da Silva Cavalcanti922.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.