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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Cavalcanti, Mayra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-30T11:50:09Z | - |
dc.date.available | 2025-06-30T11:50:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34116 | - |
dc.description | CAVALCANTI, Mayra da Silva. Práticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídio. 2025. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia apresenta a elaboração e aplicação de uma sequência didática com foco nas práticas sociais de leitura do gênero reportagem, voltada à conscientização e contribuições para minimizar o feminicídio. A intervenção foi realizada em duas turmas, uma de ensino regular em Araruna-PB, e a outra foi aplicada no ensino de EJA (ciclo V) em Guarabira-PB, com o objetivo de promover a leitura crítica, a reflexão social e o engajamento dos estudantes frente à violência contra a mulher, através de leituras e atividades interpretativas. Para tanto, lançamos mão dos pressupostos teóricos Barbosa (2023), Koch (2013), Oliveira (2012), Bakhtin (2000), Marcuschi (2008), (Vergna, 2020), Bronckart, (2012), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho é dada por uma pesquisa-ação (Thiollent, 1986), com intervenção didático-pedagógica pautada no esquema de sequência didática sugerido por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A proposta articulou a leitura à análise linguística, buscando desenvolver competências de letramento, criticidade e cidadania. Constatamos que os resultados do público feminino se apresentaram um maior envolvimento e porcentagem maiores em resultados aos níveis de proximidade que foram analisados, em contraste com o público masculino. Sendo assim, os níveis de letramento dos alunos estão relacionados à garantia de futuridade social, cidadania e contextos sociais que implicam nas formas e envolvimentos dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jackson Cícero França Barbosa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Reportagem | pt_BR |
dc.subject | Feminicídio | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.title | Práticas sociais de leitura do gênero reportagem em intervenção didático-pedagógica de conscientização e combate ao feminicídio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC - Mayra da Silva Cavalcanti | TCC - Mayra da Silva Cavalcanti | 922.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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