Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34132
Título: Benefícios dos exercícios terapêuticos em mulheres com fibromialgia: uma revisão integrativa
Autor(es): Guimarães, Luis Inacio de Queiroz
Palavras-chave: Fibromialgia
Exercícios terapêuticos
Fisioterapia
Data do documento: 26-Jun-2024
Resumo: A fibromialgia é uma condição crônica que se destaca, principalmente, pela existência de dor generalizada, que se desenvolve em pontos dolorosos nos músculos. Os sinais clínicos dessa síndrome incluem dores musculares crônicas e difusas, cansaço, problemas de sono, ansiedade e depressão. Tais situações são fundamentais para compreender a evolução desta condição e desempenham um papel crucial na experiência das abordagens terapêuticas. Sendo assim, para o tratamento da fibromialgia, é necessário o trabalho conjunto de uma equipe multidisciplinar, sendo a intervenção fisioterapêutica uma estratégia fundamental no acompanhamento do paciente fibromiálgico. Diante do exposto, este artigo tem como objetivo analisar os benefícios dos exercícios terapêuticos em mulheres com fibromialgia através de uma revisão integrativa. Para esse propósito foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio das bases de dados BVS, PEDro, Cochrane Library, Pubmed e SciELO, com a utilização dos descritores: fibromyalgia, exercise e physiotherapy, identificados no DECs e no MeSH, com base na estratégia PICO. Os seguintes critérios de inclusão foram considerados: estudos clínicos randomizados com intervenção de, no mínimo, seis semanas, com grupo controle, em português, inglês e espanhol, de 2013 a 2023, que incluisse pacientes do sexo feminino com faixa etária entre 18 e 65 anos. Como critérios de exclusão: revisão de literatura de qualquer tipo, tese e dissertações, resumos de congresso, intervenção interdisciplinar, outros diagnósticos em conjunto com a fibromialgia. A escala PEDro foi utilizada para verificar a qualidade metodológica dos estudos. Os estudos apresentaram amostras que variam entre 22 e 130 participantes, do gênero feminino. Nesta revisão foram incluídos 7 artigos contendo 624 indivíduos, sendo que 6 se referem a exercícios resistidos e 1 refere-se ao treinamento aeróbico. As modalidades terapêuticas utilizadas incluíram exercícios resistidos, alongamento e treinamento aeróbico com protocolo entre seis e vinte e quatro semanas, duas a três vezes por semana. Sobre os achados desta revisão, conclui-se que exercícios resistidos e treinamento aeróbico são eficazes para melhora da capacidade física, qualidade de sono, qualidade de vida, redução da dor, aspectos emocionais e psicológicos em indivíduos com fibromialgia. Embora os resultados indiquem que os efeitos dos exercícios terapêuticos são positivos na capacidade funcional das mulheres, foi analisado que estudos sobre a temática ainda são escassos, sendo necessário o desenvolvimento de pesquisas futuras com maior amostra e rigor metodológico.
Descrição: GUIMARÃES, Luís Inácio de Queiroz. Benefícios dos exercícios terapêuticos em mulheres com fibromialgia: uma revisão integrativa. 2024. 29 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34132
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luís Inácio de Queiroz Guimarães VF.pdfTCC - Luís Inácio de Queiroz Guimarães473.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito265.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.