Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34138
Título: Ultradireita e o domínio das redes sociais: o uso de fake news como arma ideológica
Autor(es): Santos, Anderson Luiz Felipe dos
Palavras-chave: Desinformação
Redes sociais
Ultradireita
Democracia
Data do documento: 4-Jun-2025
Resumo: O presente trabalho analisa o uso estratégico das redes sociais por grupos da ultradireita por meio das redes sociais, com foco no uso instrumental da desinformação como uma arma política. Empregando uma análise qualitativa, mostra como líderes populistas utilizam de ferramentas digitais para mobilizar simpatizantes, atacar opositores e minar instituições democráticas. Além disso, o artigo analisa as dificuldades enfrentadas por várias nações que tentam regular essas plataformas, como Alemanha, países da União Europeia e Brasil. São analisadas legislações como o Digital Services Act e o Projeto de Lei 2630/2020, além de disputas judiciais recentes. Por fim, a última parte do artigo discute a importância da implementação de princípios democráticos na regulação das redes sociais, tais como a transparência, proporcionalidade e participação social, na tentativa de reforçar estes princípios na esfera digital.
Descrição: SANTOS, A. L. F. dos. Ultradireita e o domínio das redes sociais: o uso de fake news como arma ideológica. 2025. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34138
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anderson Luiz Felipe dos SantosAnderson Luiz Felipe dos Santos395.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito209.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.