Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3414
Título: Falência do sistema carcerário brasileiro: possibilidade de concessão da prisão domiciliar aos apenados que, acometidos de graves enfermidades, cumprem pena em regime fechado
Autor(es): Souza, Janna da Nóbrega
Palavras-chave: Direito penal
Prisão domiciliar
Pena alternativa
Data do documento: 11-Abr-2014
Resumo: O presente trabalho acadêmico se propõe a investigar a possibilidade de concessão da prisão domiciliar aos apenados que, acometidos de graves enfermidades, se encontram cumprindo pena em regime fechado. Tal problemática se mostra relevante e atual, diante da crise que assola o sistema carcerário brasileiro, gerada através de mazelas que lhe são intrínsecas, como a superlotação e a falta de higiene, que culminam em um problema ainda maior, a proliferação de doenças, gerando um risco a vida dos que se encontram enclausurados. Desta feita, utilizando-se de fontes dogmáticas e jurídico-formais circunscritas à doutrina especializada, bem como de legislações e jurisprudência pertinentes ao assunto, o presente trabalho teve como objetivo demonstrar a viabilidade, as benesses e possibilidade de concessão deste instituto aos que cumprem pena em regime fechado. Para tanto, imperioso se fez um estudo sobre a origem e função da pena privativa de liberdade em um Estado Democrático de Direito; o delineamento dos contornos e particularidades desta modalidade de sanção no ordenamento jurídico pátrio; uma análise das mazelas intrínsecas ao encarceramento. No último capítulo realizou-se um estudo sobre a prisão domiciliar, como um todo, abordando suas peculiaridades, para que se chegasse ao cerne da questão: a possibilidade de atribuição do instituto aos que se encontram cumprindo pena nos interiores das prisões estatais, como forma de garantir, não só o respeito ao princípio da Dignidade da Pessoa Humana, como também a ressocialização dos condenados.
Descrição: SOUZA, Janna da Nóbrega. Falência do sistema carcerário brasileiro: possibilidade de concessão da prisão domiciliar aos apenados que, acometidos de graves enfermidades, cumprem pena em regime fechado. 2012. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3414
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janna da Nóbrega Souza.pdfJanna da Nóbrega Souza632.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.