Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34145
Título: Dos racionais aos irracionais: um convite à formalidade matemática dos decimais infinitos e não periódicos
Autor(es): Caetano, Maycon Leite
Palavras-chave: Matemática
Conjunto dos números reais
Irracionalidade
Data do documento: 4-Jun-2025
Resumo: A finalidade deste estudo é apresentar uma análise comparativa entre as duas construções clássicas dos números reais, bem como realizar demonstrações da irracionalidade de determinados números. As construções analisadas foram desenvolvidas pelos matemáticos Georg Cantor e Richard Dedekind, que introduziram um novo grau de rigor técnico na matemática, motivados pela necessidade de fornecer uma definição precisa dos números reais, especialmente para fundamentar de forma sólida os princípios do Cálculo. A análise comparativa surgiu como alternativa para tornar a compreensão mais ampla e mostrar uma descrição dos números reais representados em cada abordagem. Este estudo tem como base mostrar a interpretação formal de número real dada pelos matemáticos Georg Cantor e Richard Dedekind. A principal contribuição foi expor a pertinência da formalização do conceito de número e a compreensão sobre cada abordagem, tanto para profissionais da área quanto para aqueles fora desse escopo.
Descrição: CAETANO, Maycon Leite. Dos racionais aos irracionais: um convite à formalidade matemática dos decimais infinitos e não periódicos. 2025. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34145
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maycon Leite.pdfTCC - Maycon Leite Caetano619.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito - TCC.pdfTermo de Depósito223.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.