Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34156
Título: Atividade fitoquímica e antioxidante em resíduos de frutas
Autor(es): Silva, Semirames do Nascimento
Palavras-chave: Fruticultura
Pedúnculo de caju
Metabólitos secundários
Sementes de maracujá
Data do documento: 5-Jun-2024
Resumo: O Brasil é o terceiro maior produtor de frutas do mundo e com a grande produção, há também uma elevada produção de resíduos. Desta forma, é preciso realizar pesquisas que estudem a composição destes resíduos, incluindo o estudo de metabólitos secundários e atividade antioxidante, assim como desenvolver tecnologias de aproveitamento destes resíduos para diminuir desperdícios e impactos ambientais. Considerando o exposto, objetivou-se com a pesquisa identificar os metabólitos secundários presentes em resíduos in natura e secos do pedúnculo do caju (Anacardium occidentale) e sementes de maracujá (Passiflora edulis), assim como avaliar a atividade antioxidante. Os resíduos de pseudofruto de caju e sementes de maracujá, foram adquiridos na Agroindústria SanFrut@ instalada no município de Campina Grande, estado da Paraíba. Os resíduos das frutas foram secos em estufa de circulação de ar, na temperatura de 60 ºC por 24 h. Em triplicata, a atividade fitoquímica dos resíduos in natura e secos foi determinada e a atividade antioxidante avaliada por três métodos, sendo o primeiro pela habilidade de sequestrar o radical livre (DPPH), o segundo pela atividade de eliminação de radicais hidroxilas e o terceiro pela atividade de eliminação de radical de ânion superóxido. Diferentes classes de metabólitos secundários foram identificadas nos resíduos das frutas. A atividade fitoquímica dos resíduos indicou a presença de compostos como taninos, carotenoides, flavonoides e compostos fenólicos totais, além de atividade antioxidante. Após secagem, houve aumento dos compostos presentes no pseudofruto do caju e redução nos compostos carotenoides, clorofila a, clorofila b, clorofila total e compostos fenólicos presentes nas sementes secas de maracujá. Identificou-se correlação direta entre os compostos fenólicos e a atividade antioxidante presente nos resíduos. A atividade antioxidante pela eliminação do radical DPPH no resíduo seco do pedúnculo do caju indica que ela é muito eficaz em neutralizar radicais livres, que podem proteger as células de danos oxidativos em 90%. Constatou-se que os resíduos de frutas possuem metabólitos secundários e alta atividade antioxidante, os mesmos podem ser utilizadas na farmacologia, na agricultura, na indústria de cosméticos e de alimentos.
Descrição: SILVA, Semirames do Nascimento. Atividade fitoquímica e antioxidante em resíduos de frutas. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, Lagoa Seca, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34156
ISSN: CDD 634
Aparece nas coleções:3751 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SEMIRAMES DO NASCIMENTO SILVA.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdf249.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.