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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34160
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Neves, Francisco Gabriel de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-02T13:55:24Z | - |
dc.date.available | 2025-07-02T13:55:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-06 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 005.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34160 | - |
dc.description | NEVES, Francisco Gabriel de Oliveira. Fatores relacionados à compreensão de código com a presença de refatoração:uma abordagem inspirada na Grounded Theory. 2025. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a compreensão de códigos refatorados no contexto acadêmico, utilizando entrevistas e como método de análise qualitativa uma inspiração na Grounded Theory. A problemática é fundamentada nas dificuldades enfrentadas por estudantes do curso de Ciência da Computação, especialmente nas disciplinas de programação, em que a compreensão de trechos de código pode ser desafiadora, sobretudo quando há pouco domínio das linguagens utilizadas. Embora a literatura aponte os benefícios da refatoração, como melhorias na estrutura e clareza do código, ainda existem lacunas no entendimento do impacto direto dessa prática na compreensão por parte dos estudantes. Na pesquisa adotou-se entrevistas semi estruturadas com 10 estudantes e 10 profissionais da área, buscando identificar os fatores que facilitam ou dificultam o entendimento de códigos refatorados, considerando aspectos como clareza, simplicidade e redução de erros. A análise qualitativa dos dados visou derivar lições aprendidas e contribuir para o avanço em estudos futuros sobre o tema, além de oferecer subsídios para aprimorar práticas pedagógicas e profissionais relacionadas ao ensino e desenvolvimento de software. Conclui-se que a refatoração possui potencial tanto para melhorar a aprendizagem da programação, quanto para funcionar como um eixo orientador da compreensão de código. Esta pesquisa revelou que práticas como nomes descritivos, extração de métodos e modularização favorecem significativamente a clareza semântica e a manutenção do código. No entanto, os benefícios dessas estratégias são mais bem aproveitados por determinado grupo, enquanto outros indivíduos ainda enfrentam barreiras relacionadas a formações técnicas frágeis, o que limita sua capacidade de aplicar e compreender plenamente os ganhos proporcionados pela refatoração. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. José Aldo Silva da Costa. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Refatoração | pt_BR |
dc.subject | Compreensão de código | pt_BR |
dc.subject | Grounded Theory | pt_BR |
dc.subject | Ensino de programação | pt_BR |
dc.title | Fatores relacionados à compreensão de código com a presença de refatoração:uma abordagem inspirada na Grounded Theory | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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