Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Pedro Caio Sales-
dc.date.accessioned2025-07-20T13:33:22Z-
dc.date.available2025-07-20T13:33:22Z-
dc.date.issued2024-06-28-
dc.identifier.otherCDD 616.898 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34301-
dc.descriptionLEITE, Pedro Caio Sales. Psicanálise na infância e implicações no TEA: uma revisão da literatura. 2024.18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho discorre no tocante à psicologia como ciência preocupada em identificar as psicopatologias que podem atravessar o desenvolvimento humano como um todo, porém, no seguinte documento será tratado de um transtorno em específico: TEA (Transtorno do Espectro Autista) e como a Psicanálise enxerga o autismo como uma organização psíquica, uma estrutura clínica, a qual monta-se e distribui-se de uma forma que afeta diretamente como esse indivíduo se expressa, no caso, a criança, objeto de estudo da pesquisa. Posto isto, a metodologia empregada durante a pesquisa foi uma revisão de literatura com o propósito de investigar os artigos e as obras que apurem detalhadamente o funcionamento da estrutura autística dentro dos moldes psicanalíticos na infância. Depois, o objetivo busca compreender o autismo pela ótica psicanalítica no desenvolvimento infantil, discutir os processos do diagnóstico de autismo na fase infantil e a aplicação clínica para com os fenômenos do transtorno supracitado. Destarte, a elaboração teórica permitiu o entendimento da constituição subjetiva das crianças autistas como fechadas já a partir de seu nascimento e como a formação psíquica de seu inconsciente determina a dimensão linguística a qual encontra-se, um indivíduo engendrado, enclausurado e sem resposta libidinosa no outro, que sem o escape, permanece num alicerce regido por uma ordem de que quem não fala também não escuta.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dr. Fábio Galvão Dantaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titlePsicanálise na infância e implicações no TEA: uma revisão da literaturapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Caio Sales Leite.pdfTCC - Pedro Caio Sales Leite1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito294.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.