Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34310
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Jéssica Renaly Oliveira de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-20T14:15:38Z | - |
dc.date.available | 2025-07-20T14:15:38Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34310 | - |
dc.description | SOUZA, Jéssica. Práticas pedagógicas na educação ambiental como intervenção para a formação crítica de estudantes no ensino básico. 2025. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o agravamento da crise ambiental no final do século XX e a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, o papel da escola se fortalece ainda mais na formação de cidadãos críticos e conscientes, comprometidos com o cuidado e preservação do ambiente em que vivem. Adotar estratégias educativas que vão além do conhecimento teórico, implementando projetos nas escolas que permitam aos alunos viver e praticar atitudes responsáveis, é essencial para o desenvolvimento e formação desses jovens. Estimulados por educadores que atuam de forma crucial nesse processo, não apenas como transmissores de conteúdo, mas como facilitadores do desenvolvimento crítico dos estudantes, tornam-se conscientes dos problemas ambientais e das possíveis soluções em relação ao tema, assumindo um papel ativo e criativo, elaborando estratégias que contribuem para a mudança significativa em suas realidades. Diante disso, esse trabalho se constitui em uma pesquisa bibliográfica, que teve como objetivo investigar as práticas pedagógicas na educação ambiental como intervenção para a formação crítica de estudantes do ensino básico. Em suma, observa-se que, quando o conhecimento é transmitido de forma interativa e o educando é envolvido em atividades práticas, ele passa a compreender que sua participação tem um impacto direto na sua qualidade de vida, na comunidade e, consequentemente, no meio ambiente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Francisco de Oliveira de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Ensino Básico | pt_BR |
dc.title | Práticas pedagógicas na educação ambiental como intervenção para a formação crítica de estudantes no ensino básico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jéssica Renaly Oliveira de Souza.pdf | TCC- Jéssica Renaly Oliveira de Souza (3).pdf | 547.84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 213.09 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.