Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34337
Título: Medidas de diversidade na assembleia de macroinvertebrados bentônicos em resposta a redução do volume hídrico em reservatórios no semiárido.
Autor(es): Pereira, Núbia Gabrielle de Oliveira
Palavras-chave: ecossistemas aquáticos
variação do volume hídrico
seca
táxons tolerantes
Data do documento: 19-Nov-2024
Resumo: Os ecossistemas aquáticos desempenham um papel crucial na promoção de serviços ecossistê-micos, pois são fundamentais para o estímulo do desenvolvimento econômico e a manutenção dos processos ecológicos. No entanto, com agravamento das mudanças climáticas, esses ecos-sistemas têm sofrido graves alterações em suas dinâmicas, principalmente em regiões áridas e semiáridas. Entre 2012 à 2017, a seca nessas áreas resultou em uma drástica redução do volu-me hídrico dos reservatórios. Variações acentuadas no volume hídrico do reservatório provo-cam mudanças nas variáveis ambientais, levando à degradação da qualidade da água e, como consequência, à diminuição da diversidade de organismos, incluindo os macroinvertebrados, que respondem sensivelmente às alterações que ocorre no ambiente. O objetivo deste estudo foi analisar a resposta das variáveis ambientais e da diversidade taxonômica de macroinverte-brados bentônicos à redução do volume hídrico em reservatórios do semiárido brasileiro. Co-mo hipóteses, temos que: I) com a redução do volume hídrico nos reservatórios ocorrerá au-mento das variáveis ambientais relacionadas a qualidade da água, assim como II) A diversida-de (os índices de Shannon-Winner, de Simpson, a riqueza e a abundância) da assembleia de macroinvertebrados bentônicos diminui com a redução do volume hídrico. O estudo foi reali-zado em dois reservatórios da bacia do Rio Paraíba, nos reservatórios de Cordeiro e Poções, ambos localizados no estado da Paraíba. As coletas ocorreram em 2015 e 2022, abrangendo amostras físicas e químicas da água, bem como macroinvertebrados bentônicos da região lito-rânea. Índices de diversidades (riqueza, abundancia, Índice de Shanon e de Simpson) foram calculados para avaliar a resposta das assembleias de macroinvertebrados às mudanças no vo-lume hídrico. Nossos resultados corroboraram a primeira hipótese, indicando que a flutuação do volume hídrico influenciou a distribuição das variáveis físicas e químicas da água. A redu-ção do volume hídrico resultou em maiores valores de variáveis ambientais associadas à quali-dade da água em período de estresse. A riqueza de macroinvertebrados apresentou uma rela-ção significativa com os maiores valores de volume hídrico dos reservatórios, uma vez que esses proporcionam melhores condições de habitat. Para o Índice de Simpson observou-se uma relação significativa ao período de menor volume hídrico, devido à maior dominância de tá-xons tolerantes de macroinvertebrados. Concluímos que a redução do volume hídrico dos re-servatórios impacta significativamente as variáveis ambientais, que atuam como filtros ambien-tais para o estabelecimento dos organismos. Assim, a diversidade das assembleias de macroin-vertebrados foi diretamente influenciada pelo volume hídrico nos reservatórios da região semi-árida do nordeste brasileiro.
Descrição: PEREIRA, Núbia Gabrielle de Oliveira. Medidas de diversidade na assembleia de macroinvertebrados bentônicos em resposta a redução do volume hídrico em reservatórios no semiárido. 2024. 21 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34337
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Núbia Gabrielle de Oliveira PereiraTCC - Núbia Gabrielle de Oliveira Pereira1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito538.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.