Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34364
Título: | “O projeto ecossistemas do saber” no contexto de uma escola pública de São Domingos, Paraíba |
Autor(es): | Medeiros, Anderson Barbosa de |
Palavras-chave: | Agroecologia Metodologias ativas Sustentabilidade socioambiental Educação ambiental |
Data do documento: | 30-Jun-2025 |
Resumo: | O projeto “Ecossistemas do Saber na Reconstrução dos Caminhos da Aprendizagem e Cultivo de Projetos de Vida através da Agroecologia” propôs uma abordagem com metodologia ativa de ensino por meio da Agroecologia, integrando práticas sustentáveis e conhecimentos sobre o meio ambiente ao currículo escolar. Este projeto foi executado em 2024 com alunos das turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, da Escola de Curso Técnico Integrado (ECIT) em Agroecologia Cícero Severo Lopes, no município de São Domingos, Paraíba. A proposta do projeto surgiu a partir dos desafios observados no desempenho acadêmico insatisfatório dos discentes, como taxas de aprovação em disciplinas essenciais abaixo da média esperada, especialmente Matemática e Língua Portuguesa. O projeto integrou Agroecologia ao currículo de ensino dos alunos, permitindo experimentarem uma aprendizagem prática e contextualizada, incentivando o engajamento dos alunos a sustentabilidade socioambiental e a conscientização ambiental. Assim, objetivou-se relatar as atividades desenvolvidas no projeto “Ecossistemas do saber na reconstrução dos caminhos da aprendizagem e cultivo de projetos de vida através da Agroecologia” e fomentar a sustentabilidade socioambiental, a cidadania e o desenvolvimento do protagonismo estudantil sob a perspectiva da Agroecologia como metodologia de ensino com alunos do Ensino Médio da Escola de Curso Integral Técnico Cícero Severo Lopes, município de São Domingos, Paraíba. Foram realizados palestras, aulas de campo, visitas a feiras agropecuárias e instituições federais de ensino, debates em sala de aula sobre tecnologias adaptadas ao Semiárido, desmatamento, extinção de espécies, manejo de palma forrageira e serpentes da Caatinga. Como resultado do projeto, os estudantes adquiriram conhecimentos teóricos, desenvolveram habilidades práticas, essenciais para a sua formação integral. Os alunos tiveram a aplicação de conhecimentos em situações reais, o que favoreceu a compreensão dos objetivos de conhecimento de forma mais detalhada. Observou-se o desenvolvimento do protagonismo juvenil com os alunos assumindo responsabilidades nas atividades e projetos comunitários, demonstrando iniciativa e comprometimento com as causas ambientais e sociais. O projeto gerou um grande engajamento e motivação entre os alunos, transformando a visão de mundo e a relação com a natureza e com a sociedade. |
Descrição: | MEDEIROS, A. B. de. “O projeto ecossistemas do saber” no contexto de uma escola pública de São Domingos, Paraíba. 2025. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34364 |
Aparece nas coleções: | 92 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Anderson Barbosa de Medeiros | Anderson Barbosa de Medeiros | 1.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 210.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.