Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPontes, Daniese Lucas-
dc.date.accessioned2025-07-29T23:07:22Z-
dc.date.available2025-07-29T23:07:22Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.other371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34426-
dc.descriptionPONTES, Daniese Lucas de. Educação inclusiva x ensino de ciências: um estudo das vivências e pensamentos dos professores de ciências do ensino fundamental II. 2025. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga a percepção e as vivências de professores de Ciências do Ensino Fundamental II em relação à educação inclusiva, com foco em uma escola pública do município de Araruna-PB. A pesquisa busca compreender como esses docentes enfrentam os desafios da inclusão de alunos com deficiência ou necessidades educacionais especiais em sua prática pedagógica cotidiana. Para isso, foram utilizados métodos qualitativos e exploratórios, incluindo levantamento bibliográfico, aplicação de questionários e análise de dados coletados junto aos professores. Os resultados apontam que, apesar de avanços legais e discursivos, a prática inclusiva ainda é fragilizada pela falta de formação adequada, recursos pedagógicos limitados e ausência de suporte institucional. Verificou-se que muitos docentes demonstram boa vontade e sensibilidade para a temática, mas sentem-se despreparados para lidar com a diversidade em sala de aula. A pesquisa conclui que é urgente a implementação de formações continuadas, políticas públicas efetivas e infraestrutura escolar adequada para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e equitativa.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Mr Thiago Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducacao inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamental IIpt_BR
dc.titleEducação inclusiva x ensino de ciências: um estudo das vivências e pensamentos dos professores de ciências do ensino fundamental IIpt_BR
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Daniese Lucas de Pontes (1).pdfTCC- Daniese Lucas de Ponte535.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_Daniese_assinado.pdf507.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.