Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrito, Marcelly do Nascimento-
dc.date.accessioned2025-07-29T23:17:45Z-
dc.date.available2025-07-29T23:17:45Z-
dc.date.issued2025-06-05-
dc.identifier.otherCDD 520-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34427-
dc.descriptionBRITO, Marcelly do Nascimento. Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações. 2025. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Astronomia em uma escola da rede pública do município de Alagoinha-PB, destacando seus impactos, possibilidades e limitações no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo considera a Astronomia como uma ferramenta pedagógica de grande potencial, por sua natureza interdisciplinar e capacidade de integrar conteúdos de diversas áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em uma intervenção didática desenvolvida, utilizando-se dos Três Momentos Pedagógicos como proposta metodológica, tendo como motivação o projeto de extensão: Inclusão da Astronomia como recurso de divulgação científica nas escolas da rede pública de ensino do município de Araruna – PB, com o período de participação de 2022 à 2024. Foram realizadas atividades teóricas e práticas com estudantes do ensino médio, incluindo a construção de instrumentos de baixo custo e a elaboração de modelos didáticos. Os resultados indicam que a inserção da Astronomia contribuiu significativamente para o aumento do interesse dos alunos pelas Ciências, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada, significativa e participativa. Apesar dos desafios estruturais e da escassez de recursos, a experiência demonstrou que é possível viabilizar práticas educativas, mesmo em contextos escolares com limitações, desde que pautadas em metodologias ativas e no diálogo com a realidade dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Thiago da Silva Santospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectastronomiapt_BR
dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
dc.subjecteducação básicapt_BR
dc.titleEnsino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitaçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.Marcelly do Nascimento Brito.pdf634 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
_Termo de_autorização-Marcelly do Nascimento Brito.pdf235.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.