Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34427
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Marcelly do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-29T23:17:45Z | - |
dc.date.available | 2025-07-29T23:17:45Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 520 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34427 | - |
dc.description | BRITO, Marcelly do Nascimento. Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações. 2025. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências, Tecnologia e Saúde, Araruna, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem como objetivo analisar o ensino de Astronomia em uma escola da rede pública do município de Alagoinha-PB, destacando seus impactos, possibilidades e limitações no processo de ensino-aprendizagem. Fundamentado nas orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo considera a Astronomia como uma ferramenta pedagógica de grande potencial, por sua natureza interdisciplinar e capacidade de integrar conteúdos de diversas áreas do conhecimento. A metodologia adotada foi qualitativa, com base em uma intervenção didática desenvolvida, utilizando-se dos Três Momentos Pedagógicos como proposta metodológica, tendo como motivação o projeto de extensão: Inclusão da Astronomia como recurso de divulgação científica nas escolas da rede pública de ensino do município de Araruna – PB, com o período de participação de 2022 à 2024. Foram realizadas atividades teóricas e práticas com estudantes do ensino médio, incluindo a construção de instrumentos de baixo custo e a elaboração de modelos didáticos. Os resultados indicam que a inserção da Astronomia contribuiu significativamente para o aumento do interesse dos alunos pelas Ciências, promovendo uma aprendizagem mais contextualizada, significativa e participativa. Apesar dos desafios estruturais e da escassez de recursos, a experiência demonstrou que é possível viabilizar práticas educativas, mesmo em contextos escolares com limitações, desde que pautadas em metodologias ativas e no diálogo com a realidade dos estudantes. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Thiago da Silva Santos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | astronomia | pt_BR |
dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | educação básica | pt_BR |
dc.title | Ensino de astronomia em uma escola pública do município de Alagoinha-PB: um estudo dos impactos, das possibilidades e limitações | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC.Marcelly do Nascimento Brito.pdf | 634 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
_Termo de_autorização-Marcelly do Nascimento Brito.pdf | 235.57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.