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Título: Mulheres na matemática: desafios e perspectivas para a permanência feminina no ensino superior
Autor(es): Cordeiro, Maria Aucileide Nóbrega
Palavras-chave: Mulheres nas Exatas
Inclusão feminina
Desigualdade de gênero
Data do documento: 12-Nov-2024
Resumo: O papel da mulher na sociedade sempre esteve atrelado às responsabilidades domésticas e ao cuidado com a família, o que influenciou diretamente seu acesso à educação formal. Historicamente, muitas mulheres foram impedidas de estudar e, quando se tratam de cursos superiores, principalmente na área de exatas, esse preconceito se intensificou. As mulheres eram frequentemente desconsideradas como aptas para o estudo de disciplinas exatas e direcionadas para áreas de humanas. Com o passar do tempo, ainda que tenham conquistado o direito à educação, as mulheres continuaram a enfrentar uma jornada marcada pela conciliação entre estudos, família e outras responsabilidades. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo investigar as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para assegurar sua permanência nos cursos superiores de Ciências Exatas, com especial atenção ao curso de Licenciatura em Matemática. Para tanto, foi realizado o levantamento teórico e a partir dele, desenvolvida uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de um questionário direcionado a estudantes de um curso de Matemática em uma universidade pública localizada na Paraíba. O questionário foi direcionado para alunas do curso de licenciatura em Matemática, através do qual se obteve os resultados desta pesquisa. Os resultados revelaram que as mulheres ainda representam uma minoria nos cursos de exatas e continuam a enfrentar a discriminação de gênero. Além disso, algumas alunas demonstraram desconhecimento sobre o papel histórico e a contribuição das mulheres na Matemática. Esses resultados reforçam a necessidade de políticas educacionais que incentivem o ingresso e a permanência feminina em cursos de exatas, bem como ações que promovam a valorização e o reconhecimento da presença feminina nessas áreas.
Descrição: CORDEIRO, Maria Aucileide Nóbrega. Mulheres na Matemática: desafios e perspectivas para permanência no ensino superior. 2024. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade da Paraíba, Patos, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34622
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