Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34635
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Ednalva Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-27T17:09:58Z | - |
dc.date.available | 2025-08-27T17:09:58Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 634 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34635 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Ednalva Araújo do. Horta escolar: Cultivando saberes e práticas sustentáveis. 2024. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade Estadual da Paraíba, Lagoa Seca, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho "Horta Escolar: Cultivando Saberes e Práticas Sustentáveis" foi desenvolvido nas escolas municipais de Campina Grande-PB, através do Programa Plantar, em parceria entre as Secretarias de Agricultura e Educação. O objetivo foi promover hábitos alimentares saudáveis, integrar a educação ambiental ao currículo escolar e fortalecer os vínculos entre escola e comunidade. Durante a execução, os alunos participaram de atividades práticas de plantio, supervisão e colheita, adquirindo conhecimentos sobre técnicas sustentáveis e a preservação ambiental. Os resultados apontaram uma mudança significativa nos hábitos alimentares, com maior limitação de vegetais nas refeições escolares e aumento do interesse por alimentos orgânicos. O projeto proporcionou um aprendizado interdisciplinar, conectando a prática da horta com disciplinas como Ciências, Matemática e Geografia, o que reforçou os conteúdos teóricos de forma lúdica e significativa. Além disso, as atividades estimulam habilidades socioemocionais, como cooperação e trabalho em equipe, favorecendo a integração entre os estudantes. A participação ativa da comunidade escolar, incluindo professores, pais e colaboradores, foi essencial para o sucesso do projeto. Oficinas, palestras e eventos realizaram ampliaram o impacto das ações, promovendo práticas alimentares saudáveis e disseminando o conhecimento agroecológico para além dos muros escolares. O projeto apresentado é uma ferramenta educativa eficaz, destacando-se pelo seu potencial de transformar o ambiente escolar em um espaço de aprendizagem prática e sustentável. Com base nos resultados, recomenda-se a continuidade e expansão da iniciativa, bem como a implementação de ações semelhantes em outras instituições de ensino, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a sustentabilidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Semirames do Nascimento Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Hortas escolares | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Horta escolar: cultivando saberes e práticas sustentáveis | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 3751 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ednava Araújo do Nascimento.pdf | TCC - Ednalva Araújo | 1.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito - Ednalva Araújo do Nascimento.pdf | Termo de depósito - Ednalva Araújo do Nascimento.pdf | 210.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.