Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34750
Título: Atuação do Jornal Brasil de fato enquanto comunicação popular no enfrentamento à ordem de despejo do Centro de Formação Paulo Freire do MST
Autor(es): Costa, Sara Letícia Figueiroa Italiano
Palavras-chave: Comunicação popular
Movimentos sociais
Mídia
Data do documento: 13-Jun-2025
Resumo: O artigo analisa a atuação jornalística do Brasil de Fato como veículo de comunicação popular durante a tentativa de despejo do Centro de Formação Paulo Freire, do MST, em Caruaru-PE. Maior espaço formativo do movimento no Nordeste, o centro contribui para a formação de instituições públicas e o fornecimento de alimentos agroecológicos em Pernambuco. Em 2019, foi alvo de uma ordem de despejo pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), gerando um acampamento de resistência. Frente à cobertura criminalizadora da grande mídia, o Brasil de Fato adotou uma abordagem contra-hegemônica, com foco humano e esclarecedor. Com base nos critérios de comunicação popular de Raquel Paiva, o estudo analisa três reportagens do veículo, evidenciando seu posicionamento ao lado dos sujeitos sociais em luta.
Descrição: COSTA, Sara Letícia Figueiroa Italiano. Atuação Do Jornal Brasil De Fato Enquanto Comunicação Popular No Enfrentamento À Ordem De Despejo Do Centro De Formação Paulo Freire Do MST. 2025. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34750
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Sara Letícia Figueiroa Italiano Costa .pdfPDF- Sara Letícia.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito156.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.