Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34751
Título: A Construção da imagem feminina na mídia - estudo comparativo dos perfis de Glória Steinem e Taylor Swift
Autor(es): Sousa, Jéssica Fernanda Santos de
Palavras-chave: Feminismo
Mulher
Mídia
Jornalismo
Ativismo
Data do documento: 6-Jun-2025
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise comparativa dos perfis de Gloria Steinem e Taylor Swift, figuras públicas que possuem similaridades em relação ao tratamento midiático. A análise explora como cada uma delas utilizou seus meios de influência no aspecto do feminismo. Este estudo se baseia em referenciais teóricos de autores como Beauvoir (1980), em O Segundo Sexo, que trata da construção da mulher como "o outro", e Nancy Fraser (1989) que aborda os desafios enfrentados pelas mulheres dentro das esferas públicas. Gustafson (2022) discute o papel do jornalismo na construção da imagem feminina. Além disso, Edgar Morin (1989) desenvolve os conceitos de imagem pública e celebridade, enquanto Chris Rojek (2008) considera a celebridade como um fenômeno sociocultural que envolve poder, influência e representação. A partir dessa análise, observa-se que, embora a presença feminina na mídia tenha se ampliado, as representações ainda carregam estereótipos, tornando figuras como Steinem e Swift centrais para o questionamento e a reformulação dos discursos sobre a mulher no cenário midiático.
Descrição: SOUSA, Jéssica Fernanda Santos de. A construção da imagem feminina na mídia - Estudo Comparativo dos perfis de Glória Steinem e Taylor Swift. 2025. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34751
Aparece nas coleções:27 - TCC



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.