Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Michel Silva-
dc.date.accessioned2025-09-09T15:57:13Z-
dc.date.available2025-09-09T15:57:13Z-
dc.date.issued2025-06-11-
dc.identifier.otherCDD 613.71-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34755-
dc.descriptionRAMOS, Michel Silva. A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: relato de experiência. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do rugby como estratégia pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, destacando seu potencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Trata-se de um relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado IV, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, com uma turma do 5º ano. As intervenções pedagógicas foram fundamentadas na abordagem desenvolvimentista e em metodologias ativas, utilizando adaptações como o tag rugby para garantir a inclusão e a segurança dos estudantes. Os resultados demonstraram que, mesmo sendo uma modalidade pouco conhecida no ambiente escolar, o rugby despertou grande interesse, favoreceu a participação ativa dos alunos e promoveu valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe. Conclui-se que o rugby, quando trabalhado de forma adaptada e contextualizada, pode ser uma alternativa eficaz e inclusiva para enriquecer o currículo da Educação Física escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Igor Henriques Fortunatopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRugby escolarpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Motorpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Cognitivopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.titleA inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: um relato de experiênciapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Michel Silva RamosTCC - Michel Silva Ramos830.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Termo de DepósitoPDF - Termo de Depósito272.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.