Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Michel Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-09T15:57:13Z | - |
dc.date.available | 2025-09-09T15:57:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34755 | - |
dc.description | RAMOS, Michel Silva. A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: relato de experiência. 2025. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo apresentar a inserção do rugby como estratégia pedagógica nas aulas de Educação Física do Ensino Fundamental I, destacando seu potencial para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos. Trata-se de um relato de experiência realizado durante o Estágio Supervisionado IV, em uma escola pública do município de Campina Grande – PB, com uma turma do 5º ano. As intervenções pedagógicas foram fundamentadas na abordagem desenvolvimentista e em metodologias ativas, utilizando adaptações como o tag rugby para garantir a inclusão e a segurança dos estudantes. Os resultados demonstraram que, mesmo sendo uma modalidade pouco conhecida no ambiente escolar, o rugby despertou grande interesse, favoreceu a participação ativa dos alunos e promoveu valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe. Conclui-se que o rugby, quando trabalhado de forma adaptada e contextualizada, pode ser uma alternativa eficaz e inclusiva para enriquecer o currículo da Educação Física escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Igor Henriques Fortunato | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Rugby escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Motor | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.title | A inserção do rugby como estratégia para o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos do ensino fundamental: um relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Michel Silva Ramos | TCC - Michel Silva Ramos | 830.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 272.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.