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dc.contributor.authorAraújo, Denise de Figueiredo-
dc.date.accessioned2012-10-01T12:45:21Z-
dc.date.available2012-10-01T12:45:21Z-
dc.date.issued2012-10-01-
dc.identifier.otherCDD 158.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/348-
dc.descriptionARAÚJO, D. de F. “Somos a segunda vitrine”: análise da atividade de vendedores de shopping center. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, observa-se uma realidade complexa em torno das formas de se trabalhar, com novas formas de gestão e de relações de trabalho, caracterizadas pela precarização, instabilidade, dificuldades de inserção, exigências ao trabalhador e metas cada vez mais crescentes. Além disso, houve o crescimento do setor de serviços, que visa atender as necessidades dos clientes. Surge assim um novo perfil de trabalhador para atender essa demanda. Este artigo trata da complexidade existente na atividade de vendedores de shopping da cidade de Campina Grande, na Paraíba, para tanto utilizou-se como perspectiva teórica a psicodinâmica do trabalho, que oferece ferramentas teórico-metodológicas para a análise das vivências subjetivas de cada sujeito em sua relação com o trabalho. Como objetivo geral buscou-se analisar a atividade de trabalho de vendedores de shopping. Participaram do estudo nove vendedores de lojas diferenciadas de roupas, calçados e acessórios, adulto e infantil. Como instrumentos, utilizou-se a técnica de Instruções ao Sósia e um roteiro de entrevista semi-estruturado complementar. Verificou-se que a profissão de vendedor vai muito além das vendas, submetendo-se a intensa pressão da própria logística em que estão inseridos, o que envolve uma intensa mobilização por parte dos trabalhadores, para dar conta das demandas que lhe são impostas. Evidencia-se, no geral, que o glamour dos shopping centers esconde o sofrimento dos vendedores no que se refere ao dia de fechamento de metas; a maneira que o cliente trata o vendedor e a convivência com os colegas de trabalho.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thaís Augusta Cunha de Oliveira Máximopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia organizacionalpt_BR
dc.subjectPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.subjectEstresse profissionalpt_BR
dc.title“Somos a segunda vitrine”: análise da atividade de vendedores de shopping centerpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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