Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Título: “Bendito e louvado seja”: percorrendo caminhos na construção de subjetividade das crianças cantadoras de bendito do Horto do Juazeiro
Autor(es): Siqueira, Roberta Magna Silva
Palavras-chave: Crianças cantadoras de bendito
Cultura religiosa
Educação
Fenômenos de massa
Data do documento: 1-Out-2012
Resumo: O presente estudo cujo título é: “Bendito e Louvado Seja: Percorrendo caminhos na construção de subjetividade das crianças cantadoras de benditos do Horto do Juazeiro” discute as relações existentes entre cultura, massificação, educação e subjetividade a partir da prática de cantar benditos e aspectos referentes a história de vida das crianças cantadoras . O objetivo da pesquisa foi investigar e analisar o contexto social e cultural das crianças cantadoras de benditos e como se dá a construção de subjetividade desses sujeitos. O corpus discursivo foi constituído a partir de uma pesquisa qualitativa, que teve a Análise de Discurso como técnica de interpretação, e como etapas da pesquisa a utilização de entrevistas semiestruturadas e dados constituídos a partir de observações. O campo de investigação se deu na comunidade do Horto na cidade de Juazeiro do Norte – CE, e teve como sujeitos da pesquisa crianças cantadoras de benditos e uma secretária do projeto comunitário administrado pela igreja do Horto. Os resultados obtidos evidenciam reproduções oriundas da educação familiar e da cultura da região, sinalizando também uma questão de sobrevivência, que envolve a composição econômica e religiosa em que essas crianças estão inseridas.
Descrição: SIQUEIRA, R. M. S. “Bendito e louvado seja”: percorrendo caminhos na construção de subjetividade das crianças cantadoras de bendito do Horto do Juazeiro. 2012. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/350
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Roberta Magna Silva Siqueira.pdfRoberta Magna Silva Siqueira970.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.