Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3500
Título: A sombra do Sistema de Protocolo (SISPROT) da PBPREV à luz da Arquivologia.
Autor(es): Sousa, Lidiane Carneiro de
Palavras-chave: Gestão de documentos
Documentos digitais
Gerenciamento eletrônico de documentos
Preservação digital
Data do documento: 29-Abr-2014
Resumo: Com o advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) e seu constante aperfeiçoamento temos o aumento da produção dos documentos digitais. Diante disso, surge a necessidade de criar ferramentas que possibilitem uma boa gestão documental de modo a garantir a guarda e disponibilização de informações, bem como sustentar a autenticidade e fidedignidade dos registros digitais. Ciente das especificidades do ambiente digital, este trabalho analisa o sistema de protocolo (SISPROT) na Previdência do Estado da Paraíba (PBprev) à luz do e-ARQ Brasil. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa classifica-se como empírica, de abordagem qualitativa e tipologia exploratório-descritiva combinado. O corpus foi constituído por entrevistas estruturadas, realizadas com quatro funcionários da instituição. Fizemos também uma observação direta para compreender melhor como são aplicadas as funcionalidades do sistema e assim suprir algumas lacunas da pesquisa. As considerações finais esboçam que o SISPROT não fora planejado nem fundamentado em princípios arquivísticos. Desse modo, propomos a implantação de um Sistema Informatizado de Gerenciamento Arquivístico de Documentos (SIGAD) aliado à gestão documental.
Descrição: SOUSA, Lidiane Carneiro de. A sombra do Sistema de Protocolo (SISPROT) da PBPREV à luz da Arquivologia. 2013. 91f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3500
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lidiane Carneiro de Sousa.pdfLidiane Carneiro de Sousa1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.