Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3602
Título: A contribuição profissional do serviço social no Hospital Huniversitário Alcides Carneiro no direito à saúde
Autor(es): Lisboa, Magno da Nóbrega
Palavras-chave: Direito à Saúde
Serviço Social
Sistema Único de Saúde
Política de Saúde
Data do documento: 9-Mai-2014
Resumo: Este trabalho é fruto da inserção no estágio supervisionado em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba, no Hospital Universitário Alcides Carneiro e apresenta como objetivo geral analisar a contribuição do Serviço Social na referida instituição hospitalar, na perspectiva de viabilizar o direito à saúde dos cidadãos e como objetivos específicos apresentar as atribuições do Assistente Social na instituição hospitalar frente aos serviços existentes na mesma e identificar quais são as demandas existentes para a atuação do profissional do Serviço Social no âmbito hospitalar. Tal Trabalho de Conclusão de Curso consiste numa pesquisa documental e bibliográfica, tendo sido utilizado ainda a observação participante como instrumento de coleta de dados. Para tanto, tomando como base as contribuições teóricas de Bravo (2007), Costa (2006), Vasconcelos (2006), Paim (2013) dentre outros autores que realizam suas abordagens acerca da política de saúde e o Serviço Social nela inserida. O presente trabalho de cunho monográfico procurou trazer algumas reflexões sobre a institucionalização do Sistema Único de Saúde através das lutas ocorridas com a Reforma Sanitária, a inserção dos Assistentes Sociais na política de saúde, bem como a prática do Serviço Social na viabilização dos direitos sociais dos cidadãos no acesso aos serviços de saúde, como também a atuação do Serviço Social no Hospital Universitário Alcides Carneiro. O trabalho revelou a contribuição significativa do Serviço Social na referida instituição na perspectiva de viabilizar o direito à saúde.
Descrição: LISBOA, M. da N. A contribuição profissional do serviço social no Hospital Huniversitário Alcides Carneiro no direito à saúde . 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3602
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Magno da Nóbrega Lisboa.pdfMagno da Nóbrega Lisboa622.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.