Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/361
Título: Orbignya martiniana (Babaçu): uma revisão de literatura
Autor(es): Cabral, Luis Gustavo dos Santos
Palavras-chave: Plantas medicinais
Orbignya martiniana
Babaçu
Antiinflamatório
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: As plantas medicinais constituem o mais importante arsenal terapêutico utilizado pela sociedade moderna nos último anos, devido representarem uma terapia de qualidade e accessível para toda a população. A flora brasileira é extremamente rica em espécies medicinais, que possuem os mais variáveis níveis de atividades biológicas, sendo indicadas como calmante, emoliente, colagogo, antimicrobiano, diurético, sedativo, ansiolítico, antisséptico, antihipertensivo, analgésico, antiinflamatório, entre outros. Dentre estas, destacase a espécie Orbignya martiniana (conhecida popularmente por babaçu), pertencente à família Palmaceae que apresenta indicações na medicina popular para o tratamento de diversas enfermidades, tendo como destaque a sua possível utilização na terapêutica como antiinflamatória e analgésica (objeto de estudo deste trabalho). A partir desta revisão, verifica-se que o pó do mesocarpo do babaçu contém princípios ativos para o tratamento da inflamação e da dor podendo ser, após estudos clínicos subseqüentes, uma opção terapêutica para o tratamento dos processos álgicos e inflamatórios.
Descrição: CABRAL, L. G. dos S. Orbignya martiniana (Babaçu): uma revisão de literatura. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/361
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Gustavo dos Santos Cabral.pdfLuis Gustavo dos Santos Cabral693.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.