Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3614
Título: Estágio em Arquivologia: peça fundamental à formação do mosaico profissional
Autor(es): Feitosa, Michelle Chaves de Araújo
Palavras-chave: Arquivista
Estágio em Arquivologia
Formação profissional
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: Este trabalho busca entender a vivência do estágio profissional eletivo na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) sob a perspectiva teórica da Arquivologia. Para tanto, percorremos o caminho em quatro direções: (a) discutir a legislação referente ao profissional de arquivo; (b) debater conceitualmente o estágio e o arquivista à luz de sua constituição teórica; (c) avaliar o exercício das atividades de estágio nos graduandos, e; (d) mapear as suas atividades por intermédio dos Planos de Estágio. O percurso metodológico destaca a aplicação de questionário focado nas atividades profissionais e na visibilidade institucional, em comparativo com as ações coletadas nos Planos de Estágio. Os resultados incitam mais questionamentos e possibilidades de explorações futuras do que assertivas quanto ao diagnóstico presente. Isso pelo descompasso existente entre as opiniões dos graduandos e as avaliações dos Planos de Estágio. Sendo assim, temos duas análises possíveis: (I) ou os pesquisados supervalorizam as suas atividades em campos de estágio; (II) ou os Planos de Estágio subvalorizam as suas ações. Podemos afinal nos questionar se os graduandos têm a real consciência das diferentes naturezas entre as atividades técnicas e as de coordenação e planejamento.
Descrição: FEITOSA, Michelle Chaves de Araújo. Estágio em Arquivologia: peça fundamental à formação do mosaico profissional. 2014. 109f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3614
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Chaves de Araújo Feitosa.pdfMichelle Chaves de Araújo Feitosa2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.