Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3626
Título: Os anobídeos e as ligacões celulósicas: as condições de preservação do arquivo do Fórum Criminal de João Pessoa
Autor(es): Silva, Laila Leandro Vieira da
Palavras-chave: Preservação de arquivos
Conservação de arquivos
Degradação de arquivos
Arquivo
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: A preservação e conservação de acervos especificadamente em suporte papel vêm sendo alvo de estudos e pesquisas. Estudiosos buscam as melhores soluções para sanar e minimizar a deterioração desse suporte. Reduzir o processo de degradação de acervo é uma atividade desafiante, pois é necessário ter o controle de condições ambientais, biológicas e da ação do homem. A ausência de interesse pelo arquivo por parte da administração influencia diretamente na ponderação da situação, sendo caracterizada por insuficiência de recursos materiais adequados a atividade e deficiente em profissionais capacitados. Nessas circunstâncias, a pesquisa objetivou conhecer as condições de preservação no Arquivo do Fórum Criminal, da Comarca de João Pessoa – PB. A pesquisa partiu do seguinte questionamento: Como entender as condições de preservação no Arquivo do Fórum Criminal, da Comarca de João Pessoa? Com base no questionamento, a pesquisa sustentou a hipótese de que os fatores externos ao suporte influenciam grandemente na degradação do acervo do Fórum Criminal, da Comarca de João Pessoa. Referente aos procedimentos metodológicos, o estudo se fundamentou na pesquisa empírica ou pesquisa de campo com abordagem quanti-qualitativa amparando-se na pesquisa descritiva. Como resultados, a pesquisa concluiu que medidas de preservação são necessárias ao acervo, em virtude deste apresentar sinais amplos do desenvolvimento da degradação por parte dos elementos externos ao suporte. Dessa forma ostenta-se a fidedignidade da hipótese sustentada na pesquisa, em virtude do arquivo não adotar medidas básicas que auxiliam no gerenciamento da preservação.
Descrição: SILVA, Laila Leandro Vieira da. Os anobídeos e as ligacões celulósicas: as condições de preservação do arquivo do Fórum Criminal de João Pessoa. 2010. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3626
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laila Leandro Vieira da Silva Parte 2.pdfLaila Leandro Vieira da Silva1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Laila Leandro Vieira da Silva Parte 1.pdfLaila Leandro Vieira da Silva2.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.