Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/363
Título: O uso da Amoreira-preta (Morus nigra L.) como coadjuvante no tratamento de transtornos da menopausa
Autor(es): Suassuna, Lucas Vieira
Palavras-chave: Plantas medicinais
Fitoterapia
Menopausa
Data do documento: 5-Out-2012
Resumo: O uso de plantas medicinais para tratar doenças é uma das terapias mais antigas da qual se tem notícia. E essa prática existe até os dias atuais. O Brasil é um país que tem uma das maiores biodiversidades do planeta, porém mesmo com esta imensa fonte natural, apenas uma pequena fatia tem sido alvo de estudos científicos. A menopausa é um período que ocorre por volta dos 45 aos 55 anos, no qual a mulher perde a capacidade de se reproduzir, ou seja, os ovários não têm mais funcionalidade. Em função disso, os níveis de estrogênio caem e surgem diversas alterações fisiológicas e psicológicas. O sintoma considerado mais incoveniente se chama ou fogachos. O principal tratamento indicado pelos médicos para tratar a menopausa é a terapia de reposição hormonal, entretanto o seu uso ainda provoca vários efeitos indesejáveis. Existem relatos na medicina popular que o uso do chá das folhas de amoreirapreta (Morus nigra L.) pode ser eficaz no tratamento dos sintomas da menopausa, especialmente os fogachos, e até na terapia de reposição hormonal. O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão bibliográfica sobre a planta medicinal Morus nigra L., e conhecer o seu potencial como coadjuvante no tratamento dos sintomas da menopausa.
Descrição: SUASSUNA, L. V. O uso da Amoreira-preta (Morus nigra L.) como coadjuvante no tratamento de transtornos da menopausa. 2011. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/363
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucas Vieira Suassuna.pdfLucas Vieira Suassuna430.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.