Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3648
Título: Organizações criminosas contemporâneas: aspectos conceituais e tipologia penal
Autor(es): Novais, Lais de Queiroz
Palavras-chave: Direito penal
Crime Organizado
Organização criminosa
Data do documento: 12-Mai-2014
Resumo: O modelo globalizador marcado pela inserção de novas tecnologias e pela relativização de fronteiras territoriais propicia a expansão do poderio das organizações criminosas contemporâneas, verdadeiro fenômeno social que abala as estruturas dos estados nacionais. Nesse cenário, o direito penal mostra-se como relevante eixo de enfrentamento. No Brasil, o crime organizado é uma realidade extremamente lesiva ao seio social que se aproveitando das lacunas do estado, assume uma posição paternalista. Destarte a presente produção acadêmica analisa aspectos relevantes das organizações criminosas hodiernas e o seu tratamento jurídico penal, sob o viés da complexa conceituação, definição legal e tipificação penal. Eis que surge a seguinte indagação: é possível alcançar um conceito unívoco e satisfatório? E outra, tipificar a conduta de organização criminosa é uma reposta penal adequada e necessária? Analisou-se o histórico e a face atual do crime organizado, investigou-se conceitos doutrinários e definições legais, bem como se analisou institutos correlatos e projetos de lei, visando, precipuamente uma tipificação adequada para este fenômeno. A metodologia utilizada foi a teórico- descritiva, norteada por uma análise de acervo bibliográfico, normativo e jurisprudencial. Conclui-se: Não obstante a expansão das organizações criminosas ser uma realidade inconteste, no Brasil não existe o crime de organização criminosa,ou seja, não há culminação de pena, no qual se verifica a necessidade premente de torná-lo delito autônomo.
Descrição: NOVAIS, Lais de Queiroz. Organizações criminosas contemporâneas: aspectos conceituais e tipologia penal. 2012. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3648
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lais de Queiroz Novais.pdfLais de Queiroz Novais591.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.