Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3660
Título: Alagoa Grande - PB: impactos de uma grande catástrofe sobre o acesso à informação registrada
Autor(es): Cândido, Camila
Palavras-chave: Acesso à informação
Alagoa Grande
Usuário da informação
Preservação dos documentos
Documento
Data do documento: 15-Mai-2014
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo investigar o impacto e a influência das grandes catástrofes ambientais nos documentos e seus usuários. O estudo foi pensado para uma comparação entre países e regiões, como Porto Príncipe no Haiti, a cidade de Nova Friburgo no Rio de Janeiro e a região de Palmares no estado de Pernambuco. No caso específico desta monografia apresentamos os dados e conclusões, especificamente, da Paraíba, destacando a dificuldade pela busca das informações que foram perdidas com a chuva e o desastre da barragem de Camará em Alagoa Grande- PB ocorrido no ano de 2004. A base teórica da pesquisa está respaldada em autores como: Bellotto (2004), Rousseau & Couture (1998), Camargo (1996), Silva (2008), entre outros que discutem a problemática da arquivística, preservação e acesso à informação. A amostra do trabalho foi construída, a partir dos usuários que perderam suas informações e de arquivos da cidade que também foram atingidos com a catástrofe. A coleta de dados foi realizada tendo como instrumento a observação com entrevista estruturada e a pesquisa documental. Com base nos resultados obtidos, pudemos constatar que os usuários demonstram, em grande parte, uma crença na solução de problemas como a perda de documentos, de informações e de bens culturais sem base no real e na lei de acesso à informação. Além disso, evidencia-se a ausência de políticas públicas, na cidade de Alagoa Grande, no sentido de recuperar a documentação perdida ou danificada, para que os usuários possam, assim, amenizar os efeitos devastadores da catástrofe.
Descrição: CÂNDIDO, Camila. Alagoa Grande - PB: impactos de uma grande catástrofe sobre o acesso à informação registrada. 2014. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3660
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Cândido.pdfCamila Cândido2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.