Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3684
Título: O futebol como agente inclusivo: um trabalho com crianças do PETI no Programa da Escolinha do DEF
Autor(es): Souza, Saulo Marcos Pereira de
Palavras-chave: Futebol
Prática esportiva
Programa de extensão
Escolinha de futebol - UEPB
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: Este trabalho refere-se a relato de experiência, cujo objetivo é descrever a experiência na modalidade futebol no âmbito do progama de extensão Escolinha do DEF do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande – PB, no segundo semestre do ano de 2012. Tendo como público alvo crianças de 9 a 12 anos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de ambos os sexos. As aulas aconteceram no campo de futebol do Departamento. As ações foram iniciadas através de um diagnóstico com o objetivo de conhecer a atual realidade do local, material didático pedagógico e o valor físico e técnico dos alunos matriculados na modalidade, para elaboração da sequencia pedagógica. As aulas direcionaram-se no intuito de afastar os alunos de tudo que possa contribuir para o envolvimento no mundo do crime e das drogas. Essa experiência demonstrou que o ensino coletivo, além de trabalhar as relações interpessoais, permite obter resultados de aprendizagem satisfatórios no âmbito do esporte. O programa contribuiu para despertar nas crianças fatores importantes, como o respeito a regras, inclusive com o próprio local de atividades no departamento, deixando o ambiente limpo e conservado; em quadra demonstravam maior respeito com os colegas e professores,, evitando dessa forma violência em campo, esboçando que realmente aprenderam um futebol que se joga na vida . Podemos assim, afirmar que o programa cooperou para o desenvolvimento integral das crianças, assumindo um papel inclusivo, buscando a integração desse sujeito na sociedade.
Descrição: SOUZA, S. M. P. de. O futebol como agente inclusivo: um trabalho com crianças do PETI no Programa da Escolinha do DEF. 2013. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3684
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Saulo Marcos Pereira de Souza.pdfSaulo Marcos Pereira de Souza219.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.