Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3689
Título: Elicitação de critérios essenciais para a adaptação de uma metodologia ágil para o desenvolvimento de software educativo
Autor(es): Medeiros, Angélica Felix
Palavras-chave: Informática na Educação
Software Educativo
Metodologias Ágeis
YPEduc
Data do documento: 19-Mai-2014
Resumo: A Tecnologia da Informação vem trazendo grandes mudanças, sobretudo na maneira como as pessoas interagem e aprendem. Contudo, ainda é um grande desafio produzir softwares que atendam as necessidades pedagógicas do processo educacional. A principal dificuldade está em desenvolver Softwares Educativos (SE) que contemplem todas as necessidades de aprendizagem. Este trabalho destaca a importância de adotar práticas da Engenharia de Software em projetos de desenvolvimento de SE, analisando os métodos ágeis como possíveis soluções para os problemas relacionados a estes aplicativos. Existem no mercado vários métodos disponíveis que utilizam a abordagem ágil e que apresentam uma série de atividades semelhantes no seu processo de desenvolvimento. Um destes métodos é o Processo de Desenvolvimento de Software EasYProcess (YP) que foi criado com o intuito de atender o desenvolvimento de projetos acadêmicos. Por isso é simples e de fácil entendimento pelos integrantes da equipe, porém é completo e robusto a ponto de gerar produtos de qualidade, sendo ainda passível de adaptação ao ambiente de aplicação. Tendo em vista os aspectos observados, este trabalho analisa o YP, como uma alternativa para o desenvolvimento de softwares educativos. No entanto, a construção de um SE aborda questões específicas que diferem dos sistemas tradicionais e, portanto, foi necessário elencar alguns critérios para adaptar este processo ao desenvolvimento de software educativo surgindo assim o YPEduc. A metodologia da pesquisa envolveu um estudo de caso onde o YPEduc foi posto em prática num miniprojeto de desenvolvimento de SE, além de um estudo exploratório para mensurar sob um ponto de vista pedagógico a sua contribuição. Como conclusão, têm-se a importância da implantação do YPEduc por alunos da UEPB na disciplina de Engenharia de Software quando são realizados projetos de desenvolvimento de SE, para que possam ser mensuradas as verdadeiras contribuições desta metodologia.
Descrição: MEDEIROS, A. F. Elicitação de critérios essenciais para a adaptação de uma metodologia ágil para o desenvolvimento de software educativo. 2012. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3689
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Felix Medeiros.pdf21.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.