Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3732
Título: Gestão ambiental nas empresas
Autor(es): Meneses, Jeanne Pryscilla Formiga de
Palavras-chave: Sustentabilidade
Gestão ambiental
Empresas
Data do documento: 21-Mai-2014
Resumo: Ao longo do tempo os níveis de produção e consumo levaram a uma exploração irracional dos recursos naturais, o que tem colocado em xeque a capacidade de suporte do planeta. Diante da constatação da crise socioambiental instalada passou-se a discutir sobre os meios de mitigar os danos já causados ao meio ambiente e a forma de tornar a produção e o consumo sustentáveis. Neste contexto encontram-se as organizações que precisam manter seus níveis de competitividade ao mesmo tempo em que necessitam adequar-se as condições impostas pela crise socioambiental. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo identificar, a partir da literatura,a importância, os benefícios e as dificuldades da gestão ambiental para as empresas. Para tanto foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica, com abordagem qualitativa. As referências obtidas foram organizadas a partir de leitura exploratória, seletiva, analítica e interpretativa. Os resultados evidenciaram que muitos são os benefícios atribuídos à implementação da gestão ambiental nas organizações, destacando-se a melhor percepção da imagem da empresa por parte do público consumidor, fato decisivo para o êxito organizacional. Entretanto, verificou-se também os obstáculos encontrados para a prática da gestão ambiental em âmbito organizacional, dentre esses os custos relacionados para a implementação dos programas são o entrave primordial. Portanto, conclui-se que apesar dos obstáculos identificados, os benefícios obtidos a partir da implementação dos pressupostos da gestão Ambiental pelas organizações levam a ganhos mensuráveis e imensuráveis, podendo ser considerado um diferencial competitivo para as empresas.
Descrição: MENESES, J. P. F. de. Gestão ambiental nas empresas. 2013. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3732
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeanne Pryscilla Formiga de Meneses.pdfJeanne Pryscilla Formiga de Meneses460.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.