Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/374
Título: Uma abordagem das funções de 1º e 2º grau através de situações cotidianas e do uso das novas tecnologias
Autor(es): Santos, Janaína Cardoso
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Álgebra
Matemática – Função
Novas tecnologias
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O presente trabalho é fruto de uma das atividades do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) da CAPES. Esse projeto foi realizado no PREMEN, com uma turma do 1º ano do ensino médio. Trabalhamos o conceito e o conteúdo de funções através de situações cotidianas como compra de frutas, vestuário, corrida de táxi, dentre outras. Para isto, desenvolvemos uma apresentação no programa Flash e apresentamos, com o auxílio do Data show e notebook aos alunos. No desenvolvimento deste projeto percebemos que conseguimos gerar nos alunos mais motivação na aprendizagem do conteúdo, provocando nos mesmos uma maior interação e proporcionando um momento dinâmico na construção de conhecimentos. Dando continuidade a este projeto desenvolvemos um segundo momento aplicado na mesma escola agora com uma turma do 3º ano, também sobre funções, porém acrescentando as funções do 2º grau e enfatizando a construção e interpretação dos gráficos. Para isto utilizamos o programa Graphmática, onde o aluno foi induzido a fazer reflexões sobre os gráficos, permitindo assim uma melhor visualização e compreensão dos mesmos.
Descrição: SANTOS, J. C. Uma abordagem das funções de 1º e 2º grau através de situações cotidianas e do uso das novas tecnologias. 2011. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/374
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janaína Cardoso Santos.pdfJanaína Cardoso Santos725.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.