Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3776
Título: Vivência pedagógica na natação: um relato significativo para a prática docente em Educação Física
Autor(es): Vilar, Pollyanna Lanuza Torreão
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Educação Física
Natação
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: O presente estudo é um relato de experiência, cujo objetivo é descrever as aulas do Estágio Supervisionado IV na modalidade natação, onde foi priorizada a prática significativa no sentido de contribuir e refletir a cerca das ações pedagógicas desenvolvidas. Na formação acadêmica, foram muitos os conteúdos vivenciados ao longo do curso, sendo o estágio um componente obrigatório, que tem como objetivo subsidiar a prática futura, tornando os alunos mais seguros e autônomos, assim como, a identificação e domínio do campo no qual deseje seguir. O estudo realizado teve como público alvo crianças com faixa etária entre 7 a 12 anos, do sexo masculino e feminino. A prática foi desenvolvida com as crianças matriculadas no Projeto Nadar Faz Bem, integrante do programa do Laboratório pedagógico: saúde, esporte e lazer, Escolinhas do Departamento de Educação Física (DEF). Realizado na piscina do Polo de apoio de Estudos à Distância (AED) da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, de Campina Grande – PB, durante o semestre 2013.2. Utilizamos como instrumento de análise, 08 (oito), aulas consideradas chaves dentre outras de uma carga horária de 120 aulas e 50 minutos de duração, a observação participante, acompanhada de diário fotográfico. Pudemos constatar, portanto que foi uma vivência pedagógica significativa para a formação docente, pois, contribuíram relevantemente para ampliar os parâmetros da teoria e prática, apreendidas ao longo do processo de graduação. Por isso, consideramos o Estágio Supervisionado IV, como uma prática pedagógica válida para a formação futura do profissional de Educação Física, e destacamos que a modalidade de natação foi importante para a soma de saberes dessa ampla área.
Descrição: VILAR, P. L. T. Vivência pedagógica na natação: um relato significativo para a prática docente em Educação Física. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3776
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollyanna Lanuza Torreão Vilar.pdfPollyanna Lanuza Torreão Vilar1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.