Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3777
Título: Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba
Autor(es): Lira, Maria Elidiana Onofre Costa
Palavras-chave: Formação de professores
Robótica
Recursos didáticos
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: A Robótica Educativa tem sido apontada nos últimos anos como uma das ferramentas educativas emergente de maior potencial. Entre as várias características que lhe são atribuídas, realça-se a sua adequação a uma aprendizagem baseada na resolução de problemas concretos cujos desafios criados promovem o raciocínio e o pensamento crítico de uma forma ativa, elevando também os níveis de interesse e motivação dos alunos por matérias por vezes complexas. Estas características tornam esse recurso especialmente apelativo para o ensino/aprendizagem das ciências naturais. Mas é necessário investir na formação de professores para trabalhar com tal ferramenta. Este trabalho tem como objetivo diagnosticar entre os professores de ciências naturais, como foi desenvolvido o trabalho para o uso desta ferramenta, avaliando os resultados ocorridos no processo de formação desses sujeitos, bem como no processo de ensino-aprendizagem dos alunos em uma escola pública do Município de São Vicente do Seridó- PB. O estudo realizado neste trabalho enquadra-se no âmbito de investigação qualitativa. Os resultados apontam que os professores sentem dificuldades em incorporar a Robótica Educativa no espaço escolar, devido às falhas existentes no processo de formação inicial, além das condições de espaço físicas escolares inadequadas, falta de políticas de valorização profissional, entre outros. No entanto, é considerada positiva a participação desses sujeitos no processo de formação para o trabalho com tal ferramenta, pois mesmo diante das falhas existentes no processo, os sujeitos vem buscando melhorar as condições de trabalho em sala de aula, além de avaliarem positivamente os resultados da aprendizagem dos alunos ao incorporar o recurso em suas aulas.
Descrição: LIRA, M. E. O. C. Avaliação dos professores de Ciências Naturais para o trabalho com a robótica educativa em uma escola pública do estado da Paraíba. 2014. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3777
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Elidiana Onofre Costa Lira.pdfMaria Elidiana Onofre Costa Lira537.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.