Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGrangeiro, Micaele Felix-
dc.date.accessioned2014-05-22T19:43:02Z-
dc.date.available2014-05-22T19:43:02Z-
dc.date.issued2014-05-22-
dc.identifier.otherCDD 540.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3796-
dc.descriptionGRANGEIRO, M. F. Percepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médio. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA ausência de aulas contextualizadas e aulas práticas no ensino de Química são problemas que vem ocorrendo frequentemente no âmbito escolar. Um dos grandes desafios do ensino de Química é estabelecer uma relação entre o que se ensina e o cotidiano dos alunos. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar as dificuldades do ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio, evidenciando a importância das aulas experimentais como complemento motivador e estimulante no ensino e estudo desta disciplina. Para tal, foi realizada a aplicação de um questionário investigativo em uma escola da rede pública na cidade de Soledade – PB, com uma amostragem de 64 alunos das três séries do Ensino Médio. Mediante a análise dos questionários, verificou-se em termos de problematização a dificuldade e o desinteresse dos alunos na disciplina de Química. Os resultados foram comparados entre os 3 subgrupos e revelaram que, a maioria dos estudantes não gostam de estudar Química e consideram uma disciplina de difícil compreensão. Outro fator que merece destaque é que grande parte dos discentes não conseguem relacionar os conteúdos de Química vistos em sala, com seu cotidiano. Os resultados obtidos confirmam a necessidade da contextualização, bem como a realização de atividades experimentais e aplicação de novas metodologias para o ensino de Química, de forma a favorecer a proximidade do conhecimento científico com o conhecimento do senso comum, motivando e despertando assim o interesse do discente pela disciplina.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Janaina de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectAtividades experimentaispt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titlePercepção dos alunos sobre a contextualização e a experimentação da Química no Ensino Médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Micaele Felix Grangeiro.pdfMicaele Felix Grangeiro810.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.