Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3797
Título: “Somos os pés e as mãos dos médicos e enfermeiros”: Análise da atividade de Agentes Comunitários da Saúde
Autor(es): Barbosa, Jéssika Sonaly Vasconcelos
Palavras-chave: Agente de saúde
Atuação profissional
Saúde da família
Educação em saúde
Data do documento: 22-Mai-2014
Resumo: Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são profissionais considerados atores-chaves na implementação de políticas voltadas para a Atenção Básica a Saúde. Tendo em vista a importância desses profissionais para a reorientação e superação do modelo médico-hospitalar, o presente estudo objetivou analisar a atividade de trabalho de Agentes Comunitários inseridos no Programa Saúde da Família em Unidades Básicas de Saúde do Município de Campina Grande. Para tanto, os referenciais teóricos que fundamentaram as reflexões advêm da Clínica da Atividade, desenvolvida por Yves Clot, e da perspectiva ergológica proposta por Yves Schwartz. O método utilizado situa-se no âmbito da pesquisa qualitativa e dez profissionais participaram como sujeitos desse estudo. A fim de compreender a atividade de trabalho, além de ter sido realizado uma entrevista com roteiro semi-estruturado, foi utilizada a técnica da Instrução ao Sósia. Reconhecendo que o trabalho não é apenas execução de normas e prescrições, foi possível perceber que o real da atividade vivenciado pelos ACS é permeado por variabilidades nas visitações, educação em saúde e atendimentos fora da hora de serviço, fazendose necessário que a todo o momento o agente construa novos modos de fazer e ser através de sua própria experiência e na relação com o outro. A ausência de capacitações, a falta de insumos e tecnologias para a realização de suas funções são geradores de sofrimento na medida em que amputam o poder de agir dos agentes. No entanto, apesar de tantas dificuldades relatadas, o sentido de permanecerem na profissão se encontra na possibilidade de ajuda ao outro.
Descrição: BARBOSA, J. S. V. “Somos os pés e as mãos dos médicos e enfermeiros”: Análise da atividade de Agentes Comunitários da Saúde. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3797
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssika Sonaly Vasconcelos Barbosa.pdfJéssika Sonaly Vasconcelos Barbosa1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.