Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3822
Título: O Estágio Supervisionado como meio de construção do referencial de docência
Autor(es): Araújo, Jeovane Andrade de
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Formação docente
Prática de ensino
Data do documento: 27-Mai-2014
Resumo: O estágio supervisionado é uma oportunidade para o aluno estagiário vivenciar o ambiente escolar, o qual será seu futuro local de trabalho. Este relato de experiência tem como objetivo discutir sobre a importância do Estágio Supervisionado como via de construção do referencial de docência, na formação inicial do professor, como também refletir sobre a sua influência na prática dessa profissão. As reflexões contidas neste trabalho foram subsidiadas por meio de pesquisas bibliográficas e dos relatos de experiências vivenciadas no campo do estágio supervisionado em ensino de Biologia. Utilizei estratégias didáticas diversificadas, para facilitar o aprendizado dos alunos nas escolas campo de estágio, dentre as quais: Aula expositiva e dialogada. As aulas foram planejadas com antecedência, para se estruturar da melhor forma possível a apresentação, de acordo com os temas que foram ministrados e turmas nas quais foram ministradas. No decorrer da experiência realizada, constatei que para ser professor, precisa-se de muita dedicação, estudo, disciplina e principalmente aptidão para praticar a profissão. O estágio supervisionado em minha formação foi de grande relevância, foi a partir dele que consegui unir toda a base teórica de ensino adquirida durante o curso de graduação em Ciências Biológicas à prática de ensino no campo de estágio. A vivência do estágio supervisionado é fundamental para o amadurecimento do potencial do aluno estagiário com o intuito de desenvolver suas capacidades técnicas e cognitivas objetivando a prática ou não da profissão professor. O professor deve formar-se com a intenção de formar cidadãos críticos, que perguntem, indaguem sobre o que ocorre no mundo em que vivem para benefício pessoal e da coletividade.
Descrição: ARAÚJO, J. A. de. O Estágio Supervisionado como meio de construção do referencial de docência. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3822
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeovane Andrade de Araújo.pdfJeovane Andrade de Araújo561.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.