Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3848
Título: A influência dos jogos eletrônicos na educação: uma abordagem sobre o lúdico no ensino da Matemática
Autor(es): Rolim, Francisco Jefferson Rodrigues
Palavras-chave: Informática
Educação
Matemática
Jogos
Data do documento: 29-Mai-2014
Resumo: Apresenta uma investigação teórica e prática sobre a utilização de jogos computacionais como instrumento de auxílio no processo de ensino-aprendizagem. Tal objeto de pesquisa surge da observação de novos processos educativos configurados a partir de novas formas de sociabilidade, consequência da modernidade. Para a realização deste trabalho foi disposto como objetivo geral: verificar através de uma experimentação se os jogos computacionais tornam mais eficaz o processo de ensino aprendizagem de conteúdos matemáticos. A estrutura metodológica da pesquisa, por sua vez, foi construída a partir da proposta da pesquisa-ação, cujo processo implicou na experimentação de três games educativos em uma instituição de ensino. Inicialmente se fez necessário a compreensão de algumas categorias sobre a Educação e Jogos na Sociedade, a fim de delinear a influência destes no comportamento social e emocional dos jovens. Neste estudo, foram utilizados questionários e entrevistas com 27 alunos do 7º ano da E. E.E.F. João da Mata. Ali se verificou as principais dificuldades enfrentadas em sala de aula em relação à disciplina de Matemática, sob as perspectivas do professor e dos alunos. Os instrumentos de geração de dados utilizados foram a aplicação/observação, a entrevista e o questionário. A análise dos dados se baseou nos processos de aplicação de games e nas observações feitas a partir de análises dos dados gerados, realizados no lócus de pesquisa. Os resultados apontaram para a utilização do jogo computacional em sala de aula como um recurso lúdico e didático, contribuindo na aquisição do conhecimento, construção da autonomia e curiosidade.
Descrição: ROLIM, F. J. R. A influência dos jogos eletrônicos na educação: uma abordagem sobre o lúdico no ensino da Matemática. 2013. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3848
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Jefferson Rodrigues Rolim.pdf16.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.