Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3871
Título: Controle de qualidade de insumos farmacêuticos em farmácia de manipulação
Autor(es): Ribeiro, Rodolfo Porto
Palavras-chave: Controle de qualidade
Manipulação de medicamentos
Medicamentos
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Qualquer estabelecimento destinado a comercialização de medicamentos, seja ela farmácia magistral ou drogaria, lida de forma direta com a saúde e bemestar das pessoas. Principalmente a este fato, todas desenvolvem diversas atividades relacionadas, de forma direta e indireta, com a inspeção e controle de qualidade de insumos, produtos semi-elaborados e produtos acabados. Tais procedimentos têm como intuito preservar a excelência na confecção e dispensação dos mais diversos medicamentos alopáticos, sejam eles fitoterápicos ou sintéticos; controlados, moderados ou de uso livre. Á esse conjunto de procedimentos denomina-se Controle de Qualidade. Esse, por sua vez, engloba exames físicos, químicos e/ou bacteriológicos determinados regularmente desde a obtenção das matérias-prima até a conclusão do produto final. Esses exames são efetuados regularmente seguindo normas específicas para os mais diversos tipos de insumos. Antes que estes insumos possam ser de fato, utilizado para seus devidos fins, é feita uma triagem inicial, classificando de acordo com sua natureza, forma física e sensibilidade. Em seguida a matéria-prima é submetida a testes físico-químicos, tais como: características organolépticas, solubilidade, ponto de fusão, densidade, dessecagem e pH. Feito esses testes e obtidos os valores práticos, esses são confrontados com resultados de referências que atestam a qualidade dos materiais analisados. Todos esses parâmetros seguem recomendações da OMS, ABNT e do Ministério da Saúde. Este trabalho enfoca os testes físico-químicos de controle de qualidade dos mais variados insumos utilizados em farmácia de manipulação.
Descrição: RIBEIRO, R. P. Controle de qualidade de insumos farmacêuticos em farmácia de manipulação. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3871
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodolfo Porto Ribeiro.pdfRodolfo Porto Ribeiro12.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.