Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3873
Título: Uso de geotecnologias no mapeamento de áreas de vulnerabilidade ambiental em Campina Grande
Autor(es): Silva, Alex Victor Xavier
Palavras-chave: Impactos ambientais
Geotecnologias
Mapeamentos
Geoprocessamento
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: A irregularidade e o crescimento desordenado da ocupação das cidades têm gerado constantes desastres. Grandes fenômenos têm ocorrido em locais onde há a ação antrópica, tais como inundações, deslizamento, estiagem, entre outros na qual são observados frequentemente na natureza, provocando desastres e danos materiais e humanos. Neste campo, as geotecnologias vêm oferecendo um grande avanço na execução de mapeamentos destinados aos mais variados tipos de estudo. O presente trabalho teve como principal objetivo a delimitação geográfica de duas áreas de vulnerabilidade e ocorrência de desastres ambientais em Campina Grande - PB, Vila dos Teimosos e comunidade da Ponte do Cruzeiro, utilizando ferramentas de geotecnologia, o software de código aberto QUANTUM GIS (versão 2.0.1 DUFOUR) e o software “Google Earth” (versão 7.1.3.22.3). Apresentando estes programas como alternativa viável e de baixo custo no georreferenciamento de imagens raster e na elaboração de mapas temáticos úteis a diversos tipos de estudos, evitando assim a aquisição de licenças atualizadas para acesso às ferramentas de tratamento de dados espaciais de softwares proprietários e possibilitando o acesso globalizado a este tipo de ferramenta. Teve ainda o intento de estimular a utilização de programas gratuitos de geoprocessamento, expondo as técnicas utilizadas nesse processo, e, após uma breve análise e discussão sobre os impactos ambientais a que estas áreas estão expostas, trazer algumas opções de aplicabilidade do programa QUANTUM GIS, versão 2.0.1 DUFOUR, voltadas a área ambiental. Os resultados obtidos demonstram que o uso de geotecnologias associadas à utilização do programa livre de SIG, QUANTUM GIS, no georreferenciamento de imagens do tipo raster foi exitoso. Além de apresentar-se como excelente ferramenta tanto no armazenamento, organização e resgate de informações sobre as áreas de estudo, como na elaboração de mapas temáticos destinados aos estudos ambientais.
Descrição: SILVA, A. V. X. Uso de geotecnologias no mapeamento de áreas de vulnerabilidade ambiental em Campina Grande. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3873
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alex Victor Xavier Silva.pdfAlex Victor Xavier Silva4.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.