Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3880
Título: Avaliação da afibrinogenemia secundária em acidentes ofídicos em Campina Grande, PB
Autor(es): Mendonça, Gustavo Abraão
Palavras-chave: Serpentes
Complicações afibrinogenemia
Mordeduras de serpentes
Saúde pública
Data do documento: 30-Mai-2014
Resumo: Introdução: Os acidentes ofídicos são um importante problema de saúde pública, com grande potencial de letalidade, principalmente associado às alterações hemostáticas causadas por proteínas do veneno das serpentes. Estudos acerca do tema são escassos no Brasil e principalmente no estado Paraíba. O presente trabalho foi realizado no Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes do município de Campina Grande, Paraíba, com o objetivo de avaliar a incoagulabilidade sanguínea em indivíduos envenenados por serpentes peçonhentas no período de maio de 2012 a junho de 2013. Material e métodos: Os pacientes, que participaram do estudo, submeteram-se a três coletas de sangues distribuídas da seguinte forma: antes da soroterapia, 12 e 24 horas após o início da soroterapia. O sangue dos pacientes foi avaliado através do Tempo de Protrombina (TP) e do Tempo de Tromboplastina Parcialmente ativada (TTPa) através de um coagulômetro. Resultados: Foram analisados 29 acidentes ofídicos, sendo 72,41% do sexo masculino e 27,58% do sexo feminino, onde 86% dos acidentes foram causados por serpentes do gênero Bothrops, 10% pelo Crotalus, e 4% do gênero Micrurus. De acordo com os resultados apenas 18% dos pacientes picados por serpentes do gênero Bothrops apresentavam o TP normal e somente estavam com 12% com o TTPa normal, ou seja, os pacientes apresentavam deficiência em alguns fatores de coagulação antes da soroterapia. Nos pacientes picados por serpentes do gênero Crotalus o TP e o TTPa estava normal em 33,33% e 66,66%, respectivamente, o que pode representar um alto consumo de FV e ou de fibrinogênio , isto também antes do soroterapia. Já os pacientes picados por serpentes do gênero Micrurus não apresentaram nenhuma alteração no sistema de coagulação sanguínea, ou seja, em 100 os resultados foram normais. Conclusão: As alterações hemostáticas e o potencial de hemorragia são características laboratorialmente documentáveis nos acidentes ofídicos. Nesse sentido o acompanhamento laboratorial seriado torna-se importante ferramenta na avaliação da eficácia terapêutica, demonstrada pela normalização dos valores de TP e TTPa após soroterapia, e de definição prognóstica, na prevenção de possíveis complicações hemostáticas.
Descrição: MENDONÇA, G. A. Avaliação da afibrinogenemia secundária em acidentes ofídicos em Campina Grande, PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3880
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gustavo Abraão Mendonça.pdfGustavo Abraão Mendonça1.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.