Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3898
Título: Influência da manipueira no processo germinativo de sementes de alface (Lactuca sativa L)
Autor(es): Albuquerque, Renato dos Santos de
Palavras-chave: Olericultura
Embebição
Manipueira
Produção de mudas
Data do documento: 4-Jun-2014
Resumo: O presente trabalho foi realizado no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais da Universidade Estadual da Paraíba, durante o período de Maio a Junho de 2011 e teve como objetivo avaliar a influência da manipueira no processo germinativo em sementes de alface americana (Lactuca sativa L.). Foi utilizado o delineamento inteiramente causualizado (DIC). As sementes de alface foram imersas em soluções de manipueira 0, 5, 10 e 15%. Foram analisados o índice de velocidade de germinação (IVG) e o percentual germinativo. Constatou-se que com o aumento da concentração da manipueira ocorreu a inibição do processo germinativo, enquanto que quando imersas na água o processo é acelerado. Concluise que a embebição de sementes de alface americana na água é uma alternativa eficaz para o processo de produção de mudas.
Descrição: ALBUQUERQUE, R. S. de. Influência da manipueira no processo germinativo de Sementes de alface (Lactuca sativa L). 2012. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agroecologia) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, 2012. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3898
Aparece nas coleções:36 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renato Dos Santos de Albuquerque.pdfPDF - Renato Dos Santos de Albuquerque672.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.